Atps Preços
Trabalho Universitário: Atps Preços. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 220675 • 17/9/2014 • 4.766 Palavras (20 Páginas) • 277 Visualizações
ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS
Atividade Avaliada: ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Processos Gerenciais da universidade Anhanguera UNIDERP, Como requisito para a avaliação da disciplina Gestão de Custos e Formação de Preços para a obtenção e atribuição de nota da atividade avaliativa.
São Paulo 2014
Conteúdo
Introdução 5
Qual o objetivo da Gestão de Custos 5
Custos x Despesas 6
Gastos e pagamentos 6
Materiais 6
Mão de Obra 7
Gastos gerais de fabricação 7
Componentes e as Contas básicas no processo de Custeio 8
Sistemas de acumulação de Custos 8
1.1- Sistema de acumulação de custos por ordem de produção 9
1.2 Sistema de acumulação de custos por processo 10
Sistemas de Custeio 11
I - Sistema de custeio histórico 11
II - Sistema de custeio predeterminado 12
Modalidades de Custeio 13
Modalidade de custeio por absorção 13
Modalidade de custeio variável 14
Representação esquemática de Sistema de acumulação de Custos e sequência básica dos procedimentos. 15
Métodos de Avaliação de Estoques 16
PEPS – Primeiro que entra é o primeiro que Sai 16
UEPS – Último que entra é o primeiro que Sai 17
Porque o método UEPS não é aceito pela legislação fiscal, em uma economia de aumento de preço? 17
Custo Médio 18
Custeio Variável 18
Formação do Preço de Venda por meio do método MARK UP I e II 21
Tabela 01 21
RESPOSTAS: 22
1. MARK UP I (formação do preço sem impostos sobre as vendas) 22
1.1 Alfa 22
1.2 Beta 22
2. MARK UP II (formação do preço com impostos sobre as vendas) 22
2.1 Alfa 22
2.2 Beta 23
Conclusão 24
Bibliografia 25
Introdução
Empresas, com fins lucrativos ou não, enfrentam dificuldades para determinar o preço de seus produtos ou serviços, visto que o preço sofre grande influência do mercado, levando em conta o poder aquisitivo do público alvo, qualidade, oferta e alternativas de escolha em função de suas preferências.
O mercado requer que empresas ofereçam produtos e serviços de qualidade com preços que o consumidor esteja disposto a pagar. Os preços devem ser suficientes para cobrir todos os custos e despesas, além de conter margem suficiente para retorno sobre o capital aplicado. O entendimento da política e formação de preços é fundamental para que as organizações conheçam seus limites financeiros.
A definição de preços tem sido um assunto bastante abordado em pesquisas, na busca da eficiência empresarial. Independentemente da abordagem, fica evidente sua importância, pois é através dos resultados obtidos pela venda de produtos e/ ou serviços que empresas asseguram garantem a continuidade de suas atividades no longo prazo. A aplicação de preços correto é de fundamental importância para que sejam atingidas as metas de vendas, mantidas ou ampliadas às participações da empresa no mercado.
A presente pesquisa visa abordar preços sob a ótica da contabilidade, enfatizando a gestão de custos como meio de determinação de preços.
Qual o objetivo da Gestão de Custos
A Gestão de Custos, é a condição indispensável para que qualquer empresa possa ter o efetivo controle das atividades produtivas; e competir em igualdade de condições com seus concorrentes. Sem este controle, ou seja, sem a capacidade de avaliar o desempenho de suas atividades e de intervir rapidamente para a correção e melhorias dos processos, a empresa estará em desvantagem frente a competição mais eficiente.
Tratando-se do controle de desempenho, cada vez mais as informações de custos assumem importância, exigindo que as estratégias estejam vinculadas às diferentes perspectivas de custos. Ou melhor, de acordo com o posicionamento estratégico, os custos assumem papéis distintivos, permitindo diferentes formas de atuação das administrações ( maior ou menor ênfase ao seu controle).
A gestão de custos, independentemente das técnicas a serem utilizadas, pode se transformar em fator diferenciador em relação a concorrentes, pares ou mesmo entre unidades de uma mesma organização.
Definir e classificar os Gastos, Custos e Despesas, tendo uma empresa industrial como exemplo:
Custos x Despesas
Custo: É qualquer gasto feito pela empresa na elaboração do produto. Exemplo: consumo de matérias primas e mão de obra são custos necessários para a fabricação do produto.
Despesa: É um gasto do setor administrativo que inclui os bens e serviços consumidos direta ou indiretamente para a obtenção de receita. Exemplo: gastos com propaganda, comissões, material de limpeza do escritório e a mão de obra do faxineiro são despesas, porque não são utilizados na fabricação do produto.
Gastos e pagamentos
Os gastos podem ser classificados em:
Gastos voluntários: São os gastos normais e esperados;
Gastos involuntários: São os gastos anormais e inesperados;
...