TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Processos Gerenciais

Casos: Atps Processos Gerenciais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  1.379 Palavras (6 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 3

Passo 02

3.1 - Identificar o melhor tipo de liderança que a Sra. Marie Lou poderia exercer para se manter a frente de seu próprio negócio.

Com base nos artigos e vídeos abordados pode-se entender resumidamente que existem diversos tipos de lideranças, mas dentre tantas se destaca a teoria de Chiavenato (2000, p.107) onde afirma que “liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meios do processo da comunicação humana para a consecução de um determinado objetivo.” Chiavenato (2000, p.89) ressalta ainda que “liderança é o processo de exercer influência sobre pessoas ou grupos nos esforços para realização de objetivos em uma determinada situação”.

Com o passar dos tempos e avanços tecnológicos surgem outros termos para designar os estilos básicos de liderança, segundo Maximiano (200 p.345) são estilos associados ao modelo democrático e autocrático:

- Democrático: Liderança orientada para as pessoas, para as relações humanas e orientada para as considerações.

-Autocrática: Liderança orientada para a tarefa, para a produção, para o planejamento e organização.

Para que a Sra. Marie Lou se mantenha a frente de seus negócios, será necessário adotar o estilo democrático de liderança, influenciando sua equipe no atingimento das metas, a aplicação de determinado estilo de liderança auxilia na tomadas de decisões e sucesso da organização.

Existem vários conceitos e abordagens sobre o tema, um deles é a teoria Y.

Chiavenato (2004, p.307)

“O homem médio aprende sob certas condições a aceitar e a procurar responsabilidade. A fuga à responsabilidade, a falta de ambição e a preocupação exagerada com a segurança pessoal são geralmente consequências da experiência insatisfatória de cada pessoa e não uma característica humana inerte a todos elas. Esse comportamento não é causa de alguma experiência negativa em alguma empresa”.

Portanto, entende-se que é potencial para desenvolvimento a capacidade de assumir responsabilidade e manter comportamento para alcance dos objetivos da empresa são fatores presentes nas pessoas e não são criados nas pessoas proporcionando a cada indivíduo o reconheçam que seja desenvolvida, por si a iniciativa rumo às metas da organização. Seguindo esses passos a Sra. Marie Lou terá domínio na liderança, apontando em direção para o sucesso, exercendo disciplina, paciência, compromisso, respeito e humildade.

3.2 - Definir quais seriam as melhores estratégias motivacionais a serem trabalhada com os funcionários.

Bom seria se em toda organização tivesse colaboradores sempre motivados e comprometidos com os objetivos da empresa, mas na vida empresarial isso não é tarefa fácil. Segundo Nascimento (2008, p.49) “motivação é uma força que nos impulsiona em busca de alguma coisa”. Diz ainda que “ninguém pode motivar ninguém! A motivação vem das necessidades internas de cada indivíduo e não de nossa vontade”.

Já Maximiano (2000, p.297) diz que:

“Motivação abrange as causas ou motivos que produzem determinado comportamento, seja ele qual for. No campo da administração, pessoa motivada usualmente significa alguém que demonstra alto grau de disposição para realizar uma tarefa ou atividade de qualquer natureza”.

Entende-se então que pessoas motivadas atingem melhores resultados nas funções que desenvolvem.

Chiavenato (2002, p.80) esclarece o que vem a ser motivo dizendo que:

“É tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo. menos, que dá origem a uma propensão a um comportamento específico. Esse impulso à ação pode ser provocado por um estímulo externo (provindo do ambiente) e pode também ser gerado internamente nos processos mentais do indivíduo”.

A partir desses conceitos, pode-se dizer que a motivação é um estimulo ao indivíduo para suprimento das necessidades humanas, seja necessidade de auto realização, necessidade de autoestima, necessidades sociais, necessidades de segurança e/ou necessidades fisiológicas. A Sra. Marie Lou não terá muitas dificuldades ao aplicar as estratégias motivacionais, terá várias opções que manterá sua equipe em ação, como: lançar desafios e metas, reconhecimento e valorização de desempenho e proporcionar a integração hierárquica.

A empresa por sua vez pode oferecer aos colaborador sobrecarregados e com acumulo de função um reconhecimento positivo ofertando bonificações em setores de lazer e/ou treinamentos para que o colaborador possa aprimorar suas habilidades isso fará com que a empresa evite o absenteísmo e o colaborador tenha ciência de sua importância para a organização.

3.3 - Definir quais seriam as melhores estratégias de comunicação interna e externa que a empresa poderia adotar para se destacar no mercado.

Comunicar é um fator importante para a imagem empresarial, as melhores estratégias de comunicação interna, necessitam de clareza das ideias e das informações mantendo a integralidade da equipe tornando notáveis os objetivos da mesma, sua missão e valores.

A comunicação externa pode ser considerada como uma ferramenta estratégica no marketing empresarial, havendo diversas formas na realização deste processo de maneira eficiente e eficaz, analisando o ambiente e utilizando ferramentas chamadas de força tática ou ponto forte. A comunicação com o público externo pode ser transmitida por meio de revistas, fanpage, realização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com