Atps Tecnologias De Gestão Etapa 1
Pesquisas Acadêmicas: Atps Tecnologias De Gestão Etapa 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 84540086 • 20/3/2014 • 843 Palavras (4 Páginas) • 347 Visualizações
TECNOLOGIAS DE GESTÃO
Etapa 1 CAPÍTULOS 1 E 2. CONCEITOS:
a) Mudança organizacional: Devido a um ambiente de alta instabilidade e a satisfação do cliente se tornar cada vez mais difícil de se atingir as organizações veêm a necessidade de sempre esta acompanhando as oscilações mercadológicas, mudando continuamente a fim de criar um diferencial competitivo procurando maximizar a qualidade de seu produto/serviço e minimizar seus custos operacionais.
b) Paradigmas: Serve para indicar modelos ou padrões, que servem como marcos de referência, para explicar às pessoas como lidar com diferentes situações e ajudá-las nisso.
c) Quebra de paradigmas: A quebra de paradigmas está presente no contexto atual como forma de orientar aqueles que precisam de limites e padrões pré-estabelecidos.
Os executivos vêem a substituição de paradigmas com grande importância, como uma das formas de evitar a falência das empresas. Com a necessidade de uma revisão na administração das organizações de forma discreta e em longo prazo rompendo modelos burocráticos e centralizadores, requerendo tecnologias de gestão bastante recentes obtendo-se assim renovação constante.
d) Explicar como uma empresa deve preparar-se para mudar :
Mudar de instalações é uma importante decisão a tomar na vida da empresa.
Normalmente associada ao crescimento e expansão de uma empresa, a mudança de instalações, apesar dos incómodos, deve ser encarada com optimismo. No entanto, do ponto de vista psicológico, é sempre associada a conceitos negativos como a ruptura.
Cada empresa, tendo em conta a sua cultura específica, deve manter os trabalhadores o mais informados possível sobre a estratégia da mudança. Nesta situação, não há nada pior do que manter o secretismo. Reuniões gerais, almoços, cocktails, newsletters, e-mail, as escolhas são múltiplas para explicar a nova fase que a empresa vai atravessar. A comunicação deve ser a mais direta possível, de forma a evitar alterações na informação, devendo, por isso, evitar-se a transmissão das informações através da cadeia hierárquica.
Nunca é demais explicar as razões da mudança, frisando sempre os aspectos positivos como a situação económica favorável da empresa e a necessidade de se adequar ao mercado e às exigências dos clientes. Factores que implicam a expansão.
Mas, atenção: não se devem dar expectativas erradas.
– Conceitos de Gestão de Pessoas
- Conceitos de Gestão de Pessoas e seus objetivos
A Gestão de Pessoas é de vital importância para qualquer empresa, a gestão de pessoas não é mais um departamento da empresa. Segundo Chiavenato (1999), a gestão de pessoas é contingencial e situacional, pois dependem de
vários aspectos como a estrutura organizacional adotada, a cultura que existe em cada
organização, as características do contexto ambiental, o negócio da empresa, os
processos internos e outras variáveis importantes.
A Gestão de Pessoas deve tratar os funcionários como parceiros da empresa, assim
como trata os fornecedores, os acionistas, os clientes entre outros. Os empregados tem
um papel fundamental para a empresa, pois são eles que contribuem com seus
conhecimentos, capacidades e habilidades, proporcionando decisões e ações que
dinamizam a organização.
Mas qual é a definição de Gestão de Pessoas?
Segundo Chiavenato (1999), as definições para a Gestão de Pessoas são:
• Conjunto de políticas e praticas necessárias para conduzir os aspectos da posição
gerencial relacionados com
...