Atps de eletrônica
Por: mscoutinho • 18/3/2016 • Trabalho acadêmico • 681 Palavras (3 Páginas) • 202 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS
NOME DO CURSO
xº Semestre
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS
ALUNOS:
Prof. XXX
Guarulhos
2015
Etapa 1
Qual a diferença entre um processo discreto e um processo contínuo?
Por processo discreto entende-se como aquele que as variantes assumem valores iguais a zero ou um, ou seja, valores reconhecidos como o comando on/off. Por sua vez no processo continuo, os valores podem sofrer variação, costumam ser muitos utilizados em sistemas para obter o controle sobre temperatura, vazão, nivel, corrente, velocidade, etc.
Vale a pena instalar CLPs em produtos de consumo como máquinas de lavar, geladeiras, etc? Qual seria a alternativa?
Não, O custo dos CLP's apresentam um custo elevado para ser utilizado desta forma. Uma alternativa plausível seria a utilização de microprocessadores semelhantes aqueles que hoje são utilizados nos eletrodomésticos.
Por que a interface Ethernet (Ethernet Industrial) está-se tornando rapidamente um padrão para interconexão de sistemas industriais?
Apesar de não ter sido planejada para a utilização em redes industriais, o programa vem sendo atualizado para que assim possa atender os requisitos necessários para que possa ser utilizado em ambientes industriais.
Em um CLP, que tipos de informações são armazenados na memória RAM?
Na memória RAM os dados são interpretados e armazenados como rascunhos no sistema do banco, está memoria tem a característica de ser utilizada como uma forma de armazenar os comandos de forma temporária.
Etapa 2
[pic 2]
Como as interfaces de entrada e saída são vistas pelo processador CLP?
As instruções são processadas no CLP, sendo o processador responsável por interpretar e executar as tarefas a quais é imposto. O funcionamento ocorre a partir de:
- Inicia-se com a entrada e a leitura de sinais, armazenando os comandos num a memória paralela.
- Após ser iniciado, dá-se a execução das instruções que foram pré-programados.
- Verifica os arquivos que são semelhantes e estão guardados na memória.
- Mantém as informações com relação a saída de arquivos e a execução dos mesmos atualizadas.
O ciclo do CLP é composto por 4 etapas que atuam da seguinte maneira:
[pic 3]
- Inicialização: Verifica o funcionamento da UCP, memórias, circuitos auxiliares, estado das chaves, existência de um programa de usuário (emite aviso de erro em caso de falha) e desativa todas as saídas.
- Leitura das entradas: Faz uma varredura das entradas e verifica se houve algum acionamento ou não e faz a atualização das memórias de imagem.
- Programa: De acordo com as instruções do usuário através do software, a UCP atualiza a memória de imagem das saídas.
- Atualização das saídas: As saídas são acionadas ou desativadas conforme a determinação da UCP e um novo ciclo é iniciado.
Interação Homem-Máquina
Interação Homem-Máquina é o conjunto de processos e ações ais quais os usuários se baseiam para interagir com computadores, sendo assim, é uma interface que determina como as pessoas operam e fazem uso do sistema de computadores. É o canal de comunicação entre o homem e o computador, através do qual interagem, visando atingir um objetivo comum.
[pic 4]
Linguagens de Programação Utilizadas no Desenvolvimento de Aplicações para CLP
...