Aula introdutória
Por: Rylder Oliveira • 10/5/2016 • Resenha • 464 Palavras (2 Páginas) • 184 Visualizações
Aula 01 – Maquinas simples
Uma maquina simples, como o próprio nome já diz, são maquinas de pouca complexidade, mas de extrema importância no nosso cotidiano. São exemplo de maquinas simples, as polias ou roldanas, planos inclinados, alavancas, dentre outras ferramentas que nos auxilia no dia a dia.
Polias
São elementos mecânicos responsáveis por auxiliar na suspensão de grandes cargas, muito utilizadas em construções civis e oficinas mecânicas.
Polias Fixa, “não traz nenhuma vantagem mecânica.”
Imagine uma situação, na qual eu tenho 1 bloco de concreto de massa 5 e quero ergue-lo a uma certa altura H. Para melhorar a posição para fazer a força usamos uma polia fixa.
Polia fixa, apenas uma polia F=P. Desenhar******
Polia móvel, polia fixa + polia móvel,2*T2=T1. Desenhar e explicar******??Lembrar comprimento do fio??
Talha exponencial ou associação de polias, polia fixa + polias moveis. F=P/2^n. Explicar***. As talhas costumam encavalar as polias rapidamente, por esse motivo, usamos o moitão.
Moitão ou cadernal, não é tão eficiente quanto a talha, F=P/número de forças pra cima.
[pic 1]
Quanto maior o número de polias, maior o comprimento do fio ou corda. Trabalho= Força*Distancia , Trabalho é o mesmo, força diminui, consequentemente distancia ou comprimento do fio aumenta.********
Formulas aprendidas: F=p/2^n, T= F*d, P=m*g,
Alavanca
O princípio de funcionamento das alavancas foi definido por Arquimedes no século III a.C., originando a famosa frase:
“Deem-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu deslocarei o mundo.”
As alavancas são compostas por três elementos básicos:
- PF ou PA - Ponto fixo ou ponto de apoio, é em torno do qual a alavanca pode girar;
- Fp - Força potente;
- Fr - Força resistente.
[pic 2]
As alavancas podem ser classificadas em três tipos, de acordo com o elemento que fica entre os pontos.
- Interfixa: é aquela em que o ponto fixo está em algum lugar entre a força potente e a força resistente. São exemplos desse tipo de alavanca: o alicate, a tesoura e a gangorra.
- Interpotente: é aquela em que a força potente está em algum lugar entre o ponto fixo e a força resistente. Os exemplos desse tipo de alavanca são: o quebra-nozes, abridores de garrafa e o carrinho de mão.
- Inter-resistente: é aquela em que a força resistente está em algum lugar entre o ponto fixo e a força potente. São exemplos desse tipo de alavanca: a pinça e o cortador de unhas
[pic 3]
Quando uma alavanca está em equilíbrio? Podemos dizer que uma alavanca está em equilíbrio quando o momento resultante for igual a 0. Ou seja, M1=M2. Explicar****
...