Automação De Software
Tese: Automação De Software. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LeticiaRibeiro • 8/4/2014 • Tese • 762 Palavras (4 Páginas) • 236 Visualizações
O que é a Automação de Testes?
Automação de testes é quando se utiliza um software específico para testar outro software, deste modo o processo fica de certa forma mais autônomo.
Na automação são criados scripts(softwares,ou espécies de robôs) que executam uma mesma função várias vezes, fazendo o processo de testar o software ser mais rápido e eficiente, mas é necessário deixar claro que isso depende da eficiência da ferramenta utilizada nos testes.
Os scripts executam os testes e detectam erros no software de forma muito mais rápida do que os métodos convencionais. Sendo que um dos principais objetivos da automação de teste é aumentar a produção e diminuir o tempo e o esforço realizado para a criação de teste,assim diminuindo também o esforço repetitivo da mão-de-obra humana e o retrabalho, diminuindo custos e aumentando a qualidade do produto ao máximo.
Mas há um porém , nem todo software é 100% livre de erros por isso a automação de testes possuí pontos a serem considerados,que são suas vantagens e desvantagens.
Podemos citar como vantagens a diminuição do custo do teste, diminuição de tempo e o esforço utilizado no processo de teste, aumento da qualidade do produto que será entregue ao cliente(neste caso um software), e automatização de algumas partes do processo de teste do “produto”.
E podemos citar a principio como desvantagem o custo que é alto, mas a longo prazo fica mais barato do que testar manualmente se tornando um benefício.Outras desvantagens identificadas são que as ferramentas utilizadas no processo de teste podem possuir algum tipo de erro.Afinal, todos os softwares estão propícios a isso,e o custo de manutenção da ferramenta pode ser alto,tornando-se após algum tempo inviável a utilização da ferramenta.
Mas apesar destes pontos a automação está sendo bem utilizada em vários testes.Como nos testes de regressão,testes de performance,teste funcional e teste de segurança.
Teste de Regressão:ele irá avaliar se uma nova funcionalidade irá impactar funcionalidades que já existem.Por isso a automação de testes neste caso será realizada no sistema.
Teste de Performance:este avalia o tempo de resposta da aplicação.A automação de testes entra neste caso para garantir a qualidade do software que está sendo desenvolvido.
Teste Funcional: avalia o comportamento da aplicação do ponto de vista do usuário, para assegurar que tenha as funcionalidades necessárias para o usuário,para que ele consiga utilizar a aplicação do modo que espera. Em especial para aplicações usadas por um período longo.A automação também estará presente para simular o comportamento do usuário perante ao sistema.
Teste de Segurança:é em especial para sistemas web, que são mais propícios a invasões.Sendo assim a automatização de testes de segurança é indicada para identificar vários problemas de usabilidade.
Portanto a automação de teste está presente em quase todos os testes,sendo assim ela não é uma processo,mais sim uma ferramenta a qual avalia os seguintes atributos das aplicações:
a funcionalidade,a confiabilidade, a usabilidade, a eficiência, a facilidade de manutenção e a portabilidade.
Existem várias ferramentas utilizadas na automação de testes,segue abaixo uma tabela a qual possuí algumas das ferramentas mais utilizadas.
Ferramenta
Custo por licença
Selenium
Gratuita
Watir
Gratuita
TestComplete
$4499
QTP HP
$9000 (fonte: Comunidade de testes)
Rational Funcional Tester
...