BANCO DE DADOS
Exames: BANCO DE DADOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dougeem • 28/11/2014 • 2.655 Palavras (11 Páginas) • 310 Visualizações
HISTÓRICO DOS BANCOS DE DADOS
Evandro Carlos Boschetto
Indiara Deecken
Kalan Felipe Trentin
Katiane Cavalheiro
Suzana Borrea
“A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.”
Albert Einstein
Resumo: Este histórico dos SGBDs (sistema gerenciador de bancos de dados) tem como objetivo apresentar as características de alguns dos principais bancos de dados comerciais. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica. Apresenta um breve histórico sobre Banco de Dados e descreve as principais características de cinco SGBDs populares e atualmente utilizados, e posteriormente comparando suas semelhanças e diferenças.
Palavras-chaves: Histórico, Banco de Dados, SGBDs, Comparação, Informática, Sistemas.
Abstract: The history of DBMS (database management system ) aims to present the characteristics of some of the principal commercial databases. Characterized as a literature search. Presents a brief history of the Database and describes the main features five popular DBMSs and currently used, and then comparing their similarities and differences.
Keywords: History, Database, DBMS, Comparison, Computer, Systems.
Introdução
Os “Banco de Dados” passaram por muitas mudanças, citando desde o salvamento de dados em arquivos (que em alguns casos ainda é usado), até o sistema mais usado atualmente que é o armazenamento de informações com o uso de um sistema gerenciador de banco de dados os chamados SGBDs, dentre os gerenciadores de bases de dados podemos citar o MySQL, Oracle, PostgreSQL, Firebird, etc. Esses SGBDs utilizam a linguagem de programação padrão para banco de dados relacionais, a chamada SQL.
Segundo texto publicado no site da UFGRS (2008), na década de 1970 em um laboratório de pesquisa da IBM se propunha um modelo para a manutenção de banco de dados (os chamados bancos de dados relacionas), assim as pesquisas foram avançando no meio acadêmico e comercial, e outras empresas que estavam trabalhando em paralelo, dentre elas a ORACLE, também criaram suas próprias versões de linguagem.
Devido a alta expansão desse conceito em vário nichos de mercados, o texto informa que em meados de 1986 essa grande expansão levou a ANSI (American National Standards Institute, órgão sem fins lucrativos que tem como objetivo a padronização dos trabalhos de seus membros) a padronizar a linguagem hoje conhecida como SQL (Structured Query Language).
Além dos SGBDs que se utlizam da linguagem de programação SQL para a criação de tabelas para o banco de dados, também há os que não utilizam esse tipo de recurso, são conhecidos como os NoSQL, que segundo um artigo encontrado na Wikipedia, é um “termo genérico para uma classe definida de banco de dados não-relacionais”, dentre os NoSQL podemos citar o Banco de Dados Cassandra, MongoDB, RavenDB, Db4o (orientado a objetos), etc.
Para o desenvolvimento do estudo tomou-se por base uma pesquisa bibliográfica a partir da qual foi possível refletir e ampliar os conhecimento referentes ao assunto em foco, no qual será abordado a definição e um histórico dos SGBDs e suas principais características, por fim faz-se um comparativo entre eles.
1 Banco de Dados
1.1 Definição
Banco de Dados pode ser entendido como qualquer sistema que reúna e mantenha organizado uma série de informações relacionadas a um assunto em uma determinada ordem.
Segundo Kort, um banco de dados “é uma coleção de dados inter-relacionados, representando informações sobre um domínio específico”.
Com a evolução de serviços e mecanismos de trabalho, após a explosão tecnológica dos anos 90, o banco de dados tornou-se uma ferramenta indispensável nas organizações. A organização necessita de informações precisas de todos os departamentos, não isoladas, mas interagindo e confrontando estas informações para garantir decisões coerentes e concretas de acordo com a sua realidade.
1.2 Histórico
Na década de 1950 e início de 1960 a maior parte de desenvolvedores armazenava dados em arquivos de texto, normalmente formados por campos de tamanho fixo e seu acesso não requeria mais que operações de leitura e escrita.
Entre as décadas de 1960 e 1970, as empresas descobriram que o custo era elevado para empregar um grande número de pessoas para fazer trabalhos de armazenar e indexar arquivos e através de pesquisas de funções de automação de escritório, surgiram os fundamentos de banco de dados, na empresa IBM.
Durante este período foram descobertos os modelos hierárquicos, de rede e relacional, bem como muita tecnologia usada até hoje.
Os bancos de dados, como os que conhecemos, começaram a ser concebidos no Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Em 1957, foi inaugurada a Conference on Date Systems Languages( Conferência sobre as Linguagens de Sistemas de Dados) – CODASYL, para desenvolver linguagens de programação. É conhecida pela criação da linguagem Cobol, e responsável pela criação do primeiro banco de dados moderno.
Na mesma época que a CODASYL criava o modelo de dados em rede, outros esforços eram feitos para criar o banco de dados hierárquico. Em 1966, North American Rockwell e a Caterpillar Tractor, membros da IBM, iniciaram o projeto e desenvolvimento da Information Control System – ICS ( Sistema de Controle de Informações) e a Date Language/I – DL/I ( Linguagem de Dados/I), criados para auxiliar no reboque de materiais de construção da espaçonave, a qual, a empresa North American Rockwell venceu a concessão de lançar o primeiro módulo espacial à lua. A parte ICS do sistema era o banco de dados ( armazenava e recuperava dados) enquanto que DL/I era responsável pela linguagem de consulta necessária para acessá-los.
Em 1968, a IBM nomeou sua parte do sistema como IMS – Information Management System ( Sistema de Gerenciamento de Informações). Com o tempo o IMS evoluiu e foi adotado por organizações de grande porte e utilizado por algumas até hoje.
CODASYL e IBM desenvolveram
...