Banco De Dados
Trabalho Escolar: Banco De Dados. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: juiano • 27/11/2013 • 2.601 Palavras (11 Páginas) • 413 Visualizações
ATPS – Programação de Banco de Dados
ETAPA 1
Alunos: FÁBIO LUIS RODRIGUES RA: 4440880422
LAILA RODRIGUES AYRES RA: 4423854043
LILIANE ALVES RA: 4423854043
THIAGO MATHEUS DE MACEDO RA: 5211956855
Curso: TADS
Tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
ANHANGUERA EDUCACIONAL FAC3
CAMPINAS
26/09/2013
Atividade 1: Consultas SQL, DML e Junções JOINS
Etapa 1
Passo 1
Fazer uma pesquisa no livro texto ou nos livros complementares da disciplina sobre os fundamentos de Consultas SQL e comandos DML (Data Manipulation Languagem). Em seguida, elaborar um resumo de pelo menos três páginas sobre o resultado da pesquisa.
1.1 Consultas e Filtros SQL
A SQL possui um comando básico para a recuperação de informações de um banco de dados: o comando SELECT.
As consultas SQL podem ser muito complexas. O formato básico da declaração SELECT, algumas vezes chamada de mapeamento ou bloco select- from- where. É composto por três cláusulas: SELECT, FOM, e WHERE, e tem a seguinte forma.
SELECT <lista de atrubutos>
FROM <lista de tabelas>
WHERE <condição>;
• Lista de atributos: é uma lista dos nomes dos atributos cujos valores serão recuperados pela consulta.
• Lista de tabelas: é uma lista dos nomes das relações necessárias para o processamento da consulta.
• Condição: é uma expressão condicional (booleana) que identifica as tuplas que serão recuperadas pela consulta.
Em SQL, os operadores l´gicos básicos de comparação usados para confrontar os valores entre os atributos e constantes são: =,<,<=, >, >= e <>.
Exemplo de consulta SQL: Recupere o aniversário e o endereço dos empregados cujo nome seja ‘John B. Smith’.
SELECT DATANASC, ENDEREÇO
FROM EMPREGADO
WHERE Pnome = ‘John’ AND MINICIAL = ‘B’ AND UNOME=’Smith’;
Essa consulta envolve somente a relação EMPREGADO relacionada na clausula FROM. A consulta seleciona as tuplas de EMPREGADO que satisfazem a condição da clausula WHERE, então projeta o resultado dos atributos DATANASC e ENDEREÇO relacionados na clausula SELECT.
Em SQL um mesmo nome pode ser usado para dois (ou mais) atributos desde que esses atributos estejam em relações diferentes. Se esse é o caso e se uma consulta se refere a dois ou mais atributos com o mesmo nome, é preciso qualificar o nome do atributo com o nome da relação de modo a prevenir ambiguidade. Isso é feito por meio da prefixação do nome da relação ao nome do atributo, separados por um ponto.
Embora o uso de índices seja uma função básica para todos os principais SGBDs e ferramenta fundamental para a qualidade das consultas em banco de dados, é muito comum que desenvolvedores negligenciem seu uso. Um dos motivos é que normalmente as consultas SQL são confeccionadas durante o desenvolvimento dos sistemas, quando as tabelas possuem poucos registros. À medida que elas crescem em tamanho, problemas de desempenho começam a aparecer.
É importante perceber que, mesmo quando aplicamos um filtro em uma consulta e esta retorna um número reduzido de registros, não necessariamente será uma consulta eficiente.
Esta é a função dos índices no SQL Server e em outros SGBDs. Achar os registros com mais eficiência. Pode ser um SELECT, UPDATE ou DELETE, o SQL Server vai sempre tentar achar a forma mais rápida de executar uma QUERY.
1.2 Comandos DML
A linguagem SQL é composta por inúmeros comandos, os quais são agrupados da seguinte maneira:
• Comandos que definem dados;
• Comandos que manipulam dados;
• Comandos de controle de dados.
Os comandos SQL que MANIPULAM dados são os populares INSERT, UPDATE e DELETE. Em inglês esses comandos são chamados de Data Manipulation Language o que explica a abreviação DML.
A linguagem SQL é dividida em subconjuntos de acordo com as operações que queremos efetuar sobre um banco de dados.
O primeiro grupo é a DML (Data Manipulation Language - Linguagem de manipulação de dados). DML é um subconjunto da linguagem SQL que é utilizado para realizar inclusões, alterações e exclusões de dados presentes em registros. Estas tarefas podem ser executadas em vários registros de diversas tabelas ao mesmo tempo. Os comandos que realizam respectivamente as funções acima referidas são Insert, Update e Delete.
Comando INSERT é usado para adicionar uma única tupla em cada relação. Devemos estabelecer o nome da relação e uma lista de valores para a tupla. Os valores devem ser relacionados na mesma ordem em que foram especificados os atrubutos correspondentes no comando CREATE TABLE.
Exemplos:
INSERT INTO EMPREGADO
VALUES (‘Richard’, ‘K’, ‘Marini’, ‘2788398’,’1962-12-30’,…..);
Uma segunda forma do comando Insert permite ao usuário especificar explicitamente os nomes dos atributos que receberão os valoresfornecidos por esse comando. Essa maneira é útil se uma relação possuir muitos atributos, mas somente para alguns poucos serão designados valores na nova tupla. Entretanto, os valore s (values da clausula INSERT) deverão incluir todos os atributos com especificação NOT NULL e sem valor default. Os atributos com NULL permitido ou os valores DEFAULT serão aqueles que podem ser deixados de fora.
INSERT INTO EMPREGADO (PNOME, UNOME, DNO, SSN)
VALUES (‘Richard’,’Marini’,
...