Banco De Dados
Dissertações: Banco De Dados. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cleber2006 • 2/11/2014 • 1.484 Palavras (6 Páginas) • 299 Visualizações
ATPS – PROGRAMAÇÃO EM BANCO DE DADOS
A empresa de desenvolvimento de software chamada Microsys XYZ S.A. está projetando um novo produto a ser lançado. Este novo software chamado SIG – Sistema Integrado de Gerenciamento 1.0 irá atender a diversas empresas que precisam de um sistema para controlar suas operações de vendas, controle de estoque, funcionários e demais atividades.
As consultas e outras atividades relacionadas a Banco de Dados devem ser realizadas com o melhor desempenho possível, pois as empresas que utilizarão o SIG possuem grandes volumes de dados. A Microsys XYZ S.A. também necessita de consultoria em algumas áreas mais abrangentes que podem fazer parte do projeto como Banco de Dados Distribuídos e Data Warehouse.
Devido a esses requisitos a Microsys XYZ S.A. está recrutando uma equipe para trabalhar na base de dados do SIG.
Para realizar as atividades relacionadas ao banco de dados do SIG, devem-se utilizar as tabelas mostradas no diagrama apresentado na figura 1 a seguir:
Elaborar de um projeto de programação de banco de dados para o SIG, que deve abordar as diversas fases de documentação, geração de scripts para inserir, excluir e consulta de dados, otimização de consulta, geração de procedures e triggers e estudos e relatórios sobre Data Warehouse e Data Mining.
1. Consultas SQL e DML.
1.1 Consultas e Filtros
1.1.1 Fundamentos de Consulta SQL e comandos DML (Data Manipulation Languagem).
A linguagem SQL (Structured Query Language) foi desenvolvida originalmente pela IBM no inicio da década de 1970 ao longo dos anos ela foi evoluindo até de estabelecer como linguagem padrão dos bancos de dados relacionais que temos atualmente.
Ela possui varias partes:
- Linguagem de definição de dados: é a DDL (Data Definition Language) que fornece os comandos para a definição de tabelas e elementos que são os objetos da estrutura da tabela. Os comandos utilizados são: CREATE (utilizado para criação das tabelas e objetos), ALTER (utilizado para alterar tabelas e objetos) e DROP (utilizado para deletar tabelas). Já a DCL é responsável por controlar os aspectos de autorização de dados e licenças de utilização dos bancos de dados, bem como do acesso para manipulação de dados dentro do banco. Seus comandos são GRANT (autoriza ao usuário executar operações) e REVOKE (remove ou restringe a capacidade dos usuários em executar operações e manipular dados);
- Linguagem de manipulação de dados: a DML (Data Manipulation Language) fornece a capacidade ao banco de realizar inclusões (insert), consultas (select(, alterações (update) e exclusões (delete) de dados no banco. Vejamos cada um dos comandos e suas aplicações:
- INSERT: é responsável por inserir um ou mais registros no banco de dados, a sintaxe utilizada é:
INSERT INTO <nome da tabela> [(colunas a serem alteradas)]
VALUES (valores)
Caso a seqüência para a inserção dos dados coincida com a ordem das colunas na tabela não é necessário informar os nomes das colunas que serão alteradas apenas o nome da tabela. É necessário se atentar neste ponto, pois caso seja feito um comando para a alteração da estrutura da tablela (DDL) os dados podem ser inseridos de maneira equivocada caso não sejam especificadas as colunas que sofrerão as inclusões de dados, sendo assim, o ideal é que sempre sejam informadas a colunas na sintaxe do INSERT.
- UPDATE: esse comando é responsável por alterar um ou mais registros de uma tabela, a sintaxe utilizada é:
UPDATE <nome da tabela>
SET <nome da coluna> = <novo valor>
[,<nome da coluna1> = <novo_valor1>]
[WHERE <condição>]
Neste caso podemos verificar que é possível definir condições para as alterações, somente se uma coluna possuir um determinado valor será feita a alteração. Caso não seja utilizada a condição where todos os registros daquela coluna serão alterados.
- DELETE: é o comando que permite e remoção ou exclusão de registros nas tabelas, sua sintaxe é:
DELETE [FROM] <nome da tabela>
[WHERE <condição>]
Na sintaxe do delete também é necessário se atentar para a condição, pois caso não seja incluída a condição todos os registros serão deletados da coluna informada. Caso o registro possua mais campos preenchidos não será possível remover o registro completo antes que se removam as informações das outras colunas.
- SELECT: esse comando é utilizado para recuperar registros de uma ou mais tabelas. A sintaxe utilizada é:
SELECT [DINSTINCT] {*| (nome da coluna|expr1) alias,
(nome da coluna|expr1) alias, ... }
FROM nome da tabela
[WHERE condição]
Quando for utilizado o * significa que todas as colunas da tabela indicada serão selecionadas.
- Integridade: a DDL possui comandos que especificam restrições de integridade ou ate proibições de acesso e manipulação aos dados do banco.
1.1.2 Arquivo de texto: Consultas SQL para o sistema SIG.
Para as consultas ao banco de dados do sistema SIG proposto foram utilizados os conhecimentos adquiridos nas bibliografias e as aulas práticas em laboratório.
- Consulta Clientes: Exibir os campos: nome, cidade, UF, idade, gênero. Os registros devem estar ordenados por nome. Filtros da consulta: cidade.
SELECT NOME, CIDADE, UF, DATANASCMENTO, GENERO
FROM CLIENTE
ORDER BY NOME;
- Consulta Funcionários: Exibir os campos: nome, cargo, idade, data de admissão, valor da comissão. Os registros devem estar ordenados por cargo. Filtros da consulta: ativo.
SELECT NOME, CARGO, DATANASCIMENTO, DATAADMISSAO, COMISSAO
FROM FUNCIONARIO
...