Banco De Dados
Trabalho Universitário: Banco De Dados. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: d_s_p • 26/11/2014 • 463 Palavras (2 Páginas) • 340 Visualizações
História do Banco de Dados
Tudo começou nas décadas de 1960 e 1970 na IBM (International Business Machines) quando a empresa percebeu que estava muito custoso contratar várias pessoas para ficar armazenando dados e organizando arquivos, assim, muitas pesquisas foram conduzidas durante esse período.
Em 1970, um pesquisador da IBM, Ted Codd, publicou o primeiro artigo sobre bancos de dados relacionais. Esse artigo discutia o uso de cálculo e álgebra relacional1 para permitir que usuários não técnicos armazenassem e recuperassem grande quantidade de informações. Codd visionava um sistema onde o usuário seria capaz de acessar as informações através de comandos em inglês, onde as informações estariam armazenadas em tabelas. Ele levou a IBM a montar um grupo de pesquisa conhecido como System R (Sistema R).
Apesar dos estudos realizados pelo grupo de pesquisa System R, o primeiro sistema comercial de banco de dados foi construído pela Honeywell Information Systems Inc., cujo sistema foi lançado em junho de 1976. O sistema era baseado em muitos princípios do sistema que a IBM concebeu, mas foi modelado e implementado fora da IBM.
Outros sistemas de banco de dados apareceram no início dos anos 80 com a empresa Oracle através do Oracle 2 e depois com a IBM através do SQL/DS, servindo como sistema e depósito de informações de outras empresas.
As pesquisas evoluíram e o Sistema R tornou-se DB2 (banco de dados desenvolvido pela IBM), com isso foi criada uma linguagem chamada SQL (Structured Query Language), Linguagem de Consulta Estruturada que até hoje é a linguagem mais utilizada no dia a dia.
Na década de 90 começou a surgir outros bancos de dados, como o DBase III, Paradox, SQL Server, MySQL e muitos outros.
Conceito E Definição De Banco De Dados
Os bancos de dados e os sistemas de bancos de dados se tornaram componentes essenciais no cotidiano da sociedade moderna. No decorrer do dia, a maioria de nós se depara com atividades que envolvem alguma interação com os bancos de dados. Por exemplo, se formos ao banco para efetuarmos um depósito ou retirar dinheiro, se fizermos reservas em um hotel ou para a compra de passagens aéreas, se acessarmos o catálogo de uma biblioteca informatizada para consultar uma bibliografia, ou se comprarmos produtos — como livros, brinquedos ou computadores — de um fornecedor por intermédio de sua página Web, muito provavelmente essas atividades envolverão uma pessoa ou um programa de computador que acessará um banco de dados.
Até mesmo os produtos adquiridos em supermercados, em muitos casos, atualmente, incluem uma atualização automática do banco de dados que mantém o controle do estoque disponível nesses estabelecimentos.
Essas interações são exemplos do que podemos denominar aplicações tradicionais de banco de dados, no qual a maioria das informações que são armazenadas e acessadas apresenta-se em formatos textual ou numérico. Nos últimos anos, os avanços tecnológicos geraram aplicações inovadoras e interessantes dos sistemas de banco de dados.
...