Banco De Dados I
Exames: Banco De Dados I. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcio.teixeira • 24/9/2013 • 1.121 Palavras (5 Páginas) • 971 Visualizações
1) Defina, com base no estudo do material didático e em pesquisas complementares, o que é banco de dados e SGBD. (1,0 ponto)
Banco de Dados: Banco de Dados é um sistema de armazenamento de Dados baseado em computador, cujo objetivo é registrar e manter informações consideradas significativas à Organização.
Segundo Korth, um banco de dados “é uma coleção de dados inter-relacionados, representando informações sobre um domínio específico”, ou seja, sempre que for possível agrupar informações que se relacionam e tratam de um mesmo assunto, posso dizer que tenho um banco de dados.
Temos que conceituar um sistema de banco de dados como o conjunto de quatro componentes básicos: dados, hardware, software e usuários. Date conceituou que “sistema de bancos de dados pode ser considerado como uma sala de arquivos eletrônica”. O sistema de banco de dados deve garantir uma visão totalmente abstrata do banco de dados para o usuário, ou seja, para o usuário do banco de dados pouco importa qual unidade de armazenamento está sendo usada para guardar seus dados, contanto que os mesmos estejam disponíveis no momento necessário.
Esta abstração se dá em três níveis:
Nível de visão do usuário: as partes do banco de dados que o usuário tem acesso de acordo com a necessidade individual de cada usuário ou grupo de usuários;
Nível conceitual: define quais os dados que estão armazenados e qual o relacionamento entre eles;
Nível físico: é o nível mais baixo de abstração, em que define efetivamente de que maneira os dados estão armazenados.
SGBD
Um SGBD - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados é uma coleção de programas que permitem ao usuário definir, construir e manipular Bases de Dados para as mais diversas finalidades.
O principal objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, manipulação e organização dos dados. O SGBD disponibiliza uma interface para que os seus clientes possam incluir, alterar ou consultar dados. Em bancos de dados relacionais a interface é constituída pelas APIs ou drivers do SGBD, que executam comandos na linguagem SQL.
2) Em um pequeno banco de dados de uso pessoal, uma única pessoa tipicamente irá definir, construir e manipular o banco de dados. Por outro lado, em um grande banco de dados com milhares (ou milhões) de usuários e com restrições no tempo de acesso podem ser identificados alguns papéis para pessoas que interagem com banco de dados. Uma dessas pessoas é o DBA (administrador de banco de dados). Cite 4 das atribuições do DBA. (1,0 ponto)
- Criação e administração dos ambientes de banco de dados;
- Participar dos projetos dos sistemas;
- Estabelecer junto as regras para o ciclo de vida dos dados armazenados, a fim de evitar o alto índice de crescimento do banco de dados, que pode comprometer seu desempenho e ocupar desnecessariamente espaço em disco;
- Estabelecimento das políticas para assegurar a disponibilidade do banco e evitar a perda de informações.
- Garantir a segurança do banco e dos dados, estabelecendo regras para isso;
- Realizar copias de segurança dos dados através de Backup.
3) Quais são as vantagens de um sistema gerenciador de banco de dados? (1,0 ponto)
- Facilidade de programação.
- Garantia de integridade transacional dos dados ( apenas em alguns SGBD's).
- Garantia de integridade referencial.
- Velocidade mais alta para manipulação dos dados.
- Total abstração da camada de armazenamento físico dos dados.
- Possibilidade de criação de consultas dinámicas usando uma linguagem de consulta, ou query.
4) O que é DDL, DML? Cite 2 exemplos de DDL e 2 exemplos de DML. (2,0 pontos)
DDL - Linguagem de Definição de Dados (Data Definition Language)
Fornece comandos para criação, modificação, remoção de objetos e criação de índices das tabelas do banco de dados, Segue exemplos de comandos:
CREATE cria um objeto dentro da base de dados.
DROP apaga um objeto do banco de dados.
DML - Linguagem de Manipulação de Dados (Data Manipulation Language)
Linguagem de consulta e manipulação dos dados, utilizando comandos para inserir, remover e modificar informações em um banco de dados, segue exemplos de comandos:
INSERT é usada para inserir um registro a uma tabela existente
UPDATE para mudar os valores de dados em uma ou mais linhas da tabela existente.
5) Sejam os seguintes depósitos de dados:
TABELA/ COLUNA TIPO OPCIONAL
ALUNO
Código do aluno Number(5) Não
Nome do aluno Varchar(30) Não
Data Nascimento Date Sim
...