Betao Translucido
Monografias: Betao Translucido. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marlene1 • 17/5/2013 • 3.260 Palavras (14 Páginas) • 531 Visualizações
Índice
Introdução 4
O Betão Translúcido e o Cimento transparente 5
Composição do Betão Translúcido 6
1- Características Técnicas 6
Invenção e Produção do Betão Translúcido 7
Características positivas e negativas do material 8
Revolução na Arquitetura 9
Aplicabilidade do material 14
Conclusão 15
Anexos 16
Anexo 1 16
Anexo 2 17
Anexo 3 18
Anexo 4 19
Anexo5 20
Bibliografia 21
Introdução
No âmbito desta Unidade Curricular, foi proposto que realizássemos um pequeno estudo acerca de um material que seja diferente de todos os que já foram abordados. Desta forma, o material por mim escolhido e, sobre o qual se debruçará a minha pesquisa é o betão translúcido, será também dada atenção ao cimento transparente, que acaba por ser uma inovação no seguimento da criação do betão translúcido.
Assim, será feita uma contextualização destes materiais, a sua composição, bem como, a sua proveniência.
Seguidamente será dado a conhecer o meio físico aonde estes materiais são fabricados, e o seu criador. Posteriormente serão abordadas as suas mais-valias, bem como, os seus aspetos menos positivos. Na última parte deste trabalho será feita uma caracterização destes materiais em consonância com o que ele representa na Arquitetura, ou seja, de que modo é que o surgimento dos mesmos, veio de certa maneira revolucionar o panorama da Arquitetura, sendo também dado enfase no que se refere à sua aplicabilidade.
Por último será então realizada uma breve conclusão acerca de toda a pesquisa.
O Betão Translúcido e o Cimento transparente
O betão translúcido, ou Light Transmitting Concrete – Litracon é uma combinação entre materiais de fibra ótica e betão .
Ao nível do mercado este produto poderá ser encontrado sob forma de blocos pré- fabricados ou então painéis . O resultado deste material é conseguido com a mistura da fibra ótica, que quando adicionada ao betão, funciona como mais um aditivo ao seu composto inicial, dando assim origem a um novo material homogéneo e não apenas numa lógica de combinação de dois materiais, ou seja vidro em betão.
Ao mesmo tempo uma empresa de Arquitetura Italiana concebeu um “cimento transparente” que permite a entrada da luz solar, ou seja que este se infiltre nos ambientes, fazendo com que as paredes se pareçam janelas gigantes . Este material consiste num painel de betão com pequenos orifícios, com um espaço entre eles de dois a três milímetros que são preenchidos entre si por resina, este cimento dá pelo nome de “I.Light”.
Composição do Betão Translúcido
Este material é assim composto pela utilização de milhares de fibras óticas que podem atingir a dimensão de dois milímetros. Desta forma cria-se uma matriz paralela ao longo das superfícies de cada bloco. Após este processo, são dispostas em filas ficando numa posição transversal às faces dos blocos.
Há que ter em conta que a dimensão da fibra é substancialmente mais pequena do que o volume dos blocos. Assim, este processo só é possível devido ao fato de a fibra – devido às suas dimensões reduzidas - se misturar com o betão, tornando-se assim mais uma componente do próprio betão. Os blocos deste material podem ser produzidos em diversos tamanhos e ainda com incorporação de isolamento térmico.
1- Características Técnicas
De seguida são apresentadas algumas características que compõem este material:
Composição: 96% concreto, 4% fibra ótica;
Densidade: 2100 – 2400 kg/m³;
Tamanho do bloco padrão: 600 x 300 mm;
Espessura: 25 – 500 mm;
Cores disponíveis: Cinza, preto ou branco;
Custo aproximado: 1000euros por metro quadrado; ou 60 euros cada, mais 25% de taxas em dimensões 10cm x 10cm x 2cm;
Resistência à compressão: 50 N/mm² = 5 kN/cm² = 50 Mpa;
Resistência à tração na flexão: 7 N/mm² = 0,7 kN/cm² = 7 Mpa.
No que diz respeito ao denominado I.light, este é composto por centenas de pequenos orifícios, de dimensões entre dois a três milímetros, são preenchidos entre si por resina que lhe confere uma aparência esburacada. É um conceito simples, uma vez que as paredes são erguidas através de painéis. Os orifícios permitem a entrada de luz, e em dias de sol é possível se conseguir economia de luz, para além de ainda permitir uma melhor entrada e circulação de ar.
Se observado de perto é possível ver as pequenas aberturas, mas vistas de longe passa a sensação de se estar perante uma parede transparente. Este material foi conseguido, sem comprometer as estruturas dos edifícios.
Invenção e Produção do Betão Translúcido
Corria o ano de 2001 quando o betão Translúcido foi inventado pelo Arquiteto Húngaro Aron Losonczi. Após, esta criação esteve a cargo de uma patente Sueca, que acabou por fundar a sua própria empresa em 2004, denominada de Litracon. Esta empresa fica sediada na cidade Húngara de Csongrád que fica a cerca de 160km de Budapeste a capital.
Por sua vez o “cimento transparente” foi criado pelo Arquiteto Italiano Giampaolo Imbrighi em parceria a empresa Italcementi, dando assim origem ao nome oficial “I.Light”. Este novo material foi testado no edifício Italiano da World Expo em Xangai na China no ano de 2011, em que cerca de 40% da parede de dezoito metros é composta por este material
Características
...