Biodigestor purificação
Por: Davi Fernandes • 14/9/2015 • Relatório de pesquisa • 3.243 Palavras (13 Páginas) • 605 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA
AFRO-BRASILEIRA
INSTITUTO DE ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
ENGENHARIA DE ENERGIAS
BIODIGESTÃO
ÁLVARO CÉSAR
DAVI FERNANDES
DAYSE MARIA
JAIMIRO ALVARENGA
ACARAPE – CE
06 DE MAIO DE 2015
[pic 2]
BIODIGESTÃO
Relatório apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação da disciplina de Quimica Orgânica Aplicada a Engenharia, no curso de Engenharia de Energias, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
ACARAPE-CE
06 DE MAIO DE 2015
SUMÁRIO[pic 3]
- INTRODUÇÃO.....................................................................................................1
- OBJETIVOS........................................................................................................
- PRINCIPAIS REAÇÕES E SEUS MECANISMOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO1
Digite o título do capítulo (nível 2)2
Digite o título do capítulo (nível 3)3
- MATÉRIA-PRIMA E CONDIÇÕES DE REAÇÃO.4
Digite o título do capítulo (nível 2)5
Digite o título do capítulo (nível 3)6
- PURIFICAÇÃO DO PRODUTO COM OS PRINCIPAIS MÉTODOS DE IDENTIFICAÇÃO DE REAGENTES E PRODUTOS1
- CONTEXTUALIZAÇÃO 2
5.1.1. REMOÇÃO DO H2S PELO PROCESSO DA ABSORÇÃO COM REAÇÃO QUÍMICA 3
5.1.2. PURIFICAÇÃO POR MEMBRANA 6
5.1.3. PURIFICAÇÃO UTILIZANDO WS 6
5.1.4. PURIFICAÇÃO UTILIZANDO PSA (PRESSURE SWING ADSORPTION) 6
5.1.5. PURIFICAÇÃO CRIOGÊNICA6
5.1.6. PURIFICAÇÃO BIOLÓGICA DE DIÓXIDO DE CARBONO 6
- IMPACTOS.4
- CONTEXTUALIZAÇÃO5
6.1.1. DEFINIÇÃO6
6.2. RESÍDUOS GERADOS (NÃO TRATADOS)5
6.2.1. ASPECTOS AMBIENTAIS6
6.2.2. ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS6
6.3. USO DE BIODIGESTORES5
6.3.1. GANHOS AMBIENTAIS6
6.3.2. GANHOS SOCIAIS6
6.3.3. GANHOS ECONÔMICOS6
6.4. VANTAGENS E DESVANTAGENS DO BIODIGESTORES5
- CONCLUSÃO..............................................................................................................5
- REFERÊNCIAS............................................................................................................6
1. INTRODUÇÃO
A intensa participação das fontes não renováveis na oferta mundial de energia constitui um desafio para a sociedade, na busca por fontes alternativas de energia. E isso não pode demorar a ocorrer, sob o risco de o mundo, literalmente, entrar em colapso, pelo menos se for mantido o atual modelo de desenvolvimento, em que o petróleo tem uma importância vital. Atualmente, despontam novas fontes de energia que poderão, no futuro, desempenhar o papel que o petróleo desempenhou até o momento, tais como: a energia solar, o hidrogénio, a eólica, a biomassa, biogás, entre outras. Uma das formas mais interessantes é a utilização do biogás como fonte alternativa de energia, principalmente em pólos agro-pecuários, aterros, etar’s, nos quais, há uma imensa disponibilidade de resíduos que poderiam ser transformados em bioenergia, reduzindo, assim, os custos de produção e os impactos ambientais gerados pelo despejo direto desses resíduos na natureza. Nestes sistemas, existem diversas formas de aproveitamento do biogás tanto na geração de calor quanto na geração de energia eléctrica, em conjuntos motogerador. Entretanto, necessita-se de um maior desenvolvimento tecnológico no sentido de um melhor aproveitamento e melhoria da eficiência durante o uso do biogás. Uma das formas utilizadas para melhoria do aproveitamento do biogás consiste em eliminar da sua composição substâncias corrosivas, como o ácido sulfídrico e que reduzam o poder calorífico, como o CO2 (dióxido de carbono). Para uma maior eficiência e rentabilidade da utilização desta fonte de energia renovável, é necessário saber qual a sua utilização final, para desta forma se poder selecionar um dos processos de purificação e limpeza que seja o mais adequado.
2. OBJETIVOS
3. PRINCIPAIS REAÇÕES E SEUS MECANISMOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO
4. MATÉRIA-PRIMA E CONDIÇÕES DE REAÇÃO
5. PURIFICAÇÃO DO PRODUTO COM OS PRINCIPAIS MÉTODOS DE IDENTIFICAÇÃO DE REAGENTES E PRODUTOS
5.1.CONTEXTUALIZAÇÃO
Há dois gases inertes no biogás, vapor de água e dióxido de carbono. Seu índice de vapor de água sobe junto com a temperatura. A presença desses gases inertes modifica as características do biogás consideravelmente em comparação com o metano puro. Limites de explosão são reduzidos e acima de 70ºC, o teor de vapor de água é suficiente para a mistura de inertes, a violência da explosão, é três vezes menor do que para o biogás de metano puro à temperatura ambiente. A presença de CO2 no biogás esfria a chama de metano, e conforme a temperatura aumenta, aumenta também a concentração de vapor de água. A remoção de água, H2S e outros elementos através de filtros e dispositivos de resfriamento, condensação e lavagem são imprescindíveis para a viabilidade de uso em longo prazo (DUPONT, 2006).
5.1.1.REMOÇÃO DO H2S PELO PROCESSO DA ABSORÇÃO COM REAÇÃO QUÍMICA
O princípio da absorção baseia-se na transferência de um componente de uma mistura gasosa para um líquido absorvente, devido à solubilidade entre ambos e à diferença de concentração. Trata-se de fazer o gás passar ou ter contato com um líquido no qual seja solúvel. Quando num processo de absorção tem-se a ocorrência de uma reação química entre o gás absorvido fisicamente e o líquido solvente, podendo este líquido ser ou não regenerado, o processo é denominado absorção química.
...