Biografia De Steve Jobs
Exames: Biografia De Steve Jobs. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fefreitas13 • 26/6/2014 • 1.324 Palavras (6 Páginas) • 443 Visualizações
No dia 24 de fevereiro do ano de 1955, nasce um dos ícones da tecnologia mundial, o criador da maior empresa de tecnologia da atualidade: Steven Paul Jobs.
Paul e Clara Jobs, sendo ele um mecânico e ela contadora, estavam a procura de um bebê para adoção, sendo que o casal não podia ter filhos. Já Abdulfattah Jandali, membro de uma família rica da Síria e professor de ciências políticas de Joanne Carole Shieble iriam ter um filho, porém o pai de Schieble proibiu o casamento de sua filha com o sírio.
Portanto Joanne estava a procura de uma família que pudesse criar seu filho. Fazia questão que seu filho cursasse a faculdade e o deixou sob a tutela da família Jobs sob essa condição.
Viveu sua juventude em Palo Alto e frequentava o ensino médio em Cupertino. Foi nessa época que conheceu Steve Wozniak, cofundador da Apple e fascinado por tecnologia. Jobs era nerd, porém seu comportamento não era dos melhores, sendo que aos 16 anos já fumava maconha.
Em 1972, o futuro gênio da tecnologia partiu para Portland para estudar artes na universidade Reed College, onde conheceu o LSD e o budismo, porém a experiência durou somente um semestre. Em 1974 voltou para a Califórnia e começou a trabalhar em uma companhia de games recém-fundada, a Atari, com a finalidade de juntar dinheiro para ir à Índia, onde ficou por seis meses em peregrinação.
No ano de 1975 Jobs começou a viver em uma comunidade hippie onde conheceu Chris-Ann Brennan, mãe de sua primeira filha, sendo que recusou assumir a paternidade até os sete anos de idade da garota. Alegava que no ambiente hippie em que viviam qualquer um poderia ser o pai e nem um exame de DNA o convenceu. Lisa Brenman-Jobs hoje é uma escritora formada em Harvard.
Conheceu sua irmã e mãe biológica, Joanne Simpson e Mona Simpson respectivamente, em 1987. Um pouco depois casou se com Laurene Powell em 1991 e tiveram três filhos.
2
1.1 Vida profissional
A primeira sede da maior empresa de tecnologia do mundo foi na avenida Crist Drive, 11161, em Los Altos, mais precisamente em um quarto vago da casa do casal Jobs. Os mentores da ideia de montar uma empresa de tecnologia foram Steve Jobs e seu amigo Steve Wozniak.
Em busca de um sonho, Jobs vendeu sua Kombi e Wozniak sua calculadora científica. Para que pudesse ser escrito o primeiro contrato social da companhia, a empresa deveria ter um nome. Então, Jobs sugeriu Apple pensando em Isaac Newton em sua famosa cena em que uma maçã cai sob sua cabeça.
“Woz”- apelido pelo qual chamavam Steve Wozniak foi o responsável por fazer o primeiro equipamento da empresa. Era uma caixa que funcionava como uma calculadora. Conseguiram vender 50 máquinas- o suficiente para mudar do quarto para a garagem da casa da família Jobs.
A Hewlett-Packard menosprezou a ideia da Apple de criar máquinas para consumidores de massa. A ideia teve que ser apresentada a concorrente pois Wozniak trabalhava lá, e toda criação de sua empresa deveria pertencer aos seus patrões. Por sorte a empresa não demonstrou interesse na ideia.
No mesmo ano, enquanto trabalhavam na garagem da família Jobs, apareceu um empresário querendo investir US$ 250 mil- capital que gerou grande desenvolvimento da empresa.
Mike Markkula era um milionário que fez uma proposta de profissionalizar a Apple e aceitar Mike Scott como CEO. A nova equipe criou o Apple ll que revolucionou o mercado tecnológico por criar o mercado dos computadores pessoais e vendeu seis milhões de unidades. Dois anos após a criação do Apple ll, em 1979, a Apple também criou o primeiro editor de planilhas, o VisiCalc. A empresa se tornara uma potência.
Porém, no acordo com Markkula, Steve Jobs só trabalharia com a parte de criação e desenvolvimento dos produtos, portanto era como um funcionário de sua
3
própria empresa. Scott demitiu quarenta funcionários sem consultar o conselho e então perdeu sua função na Apple, e Mike Markkula assume seu posto.
Jobs e Jeff Raskin, um cientista da computação, começaram a desenvolver um outro projeto por conta própria, a parte da empresa, que era o Macintosh. Ambos foram demitidos da Apple em 1985, Jobs por ser considerado grosseiro e inexperiente.
1.2.1 Steve Jobs fora da Apple
Nesse período pensou em ingressar na vida política e até mesmo virar astronauta. Porém acabou criando a NeXT, com o intuito de produzir computadores para universidades. A nova empresa foi um fracasso, apesar de ter recebido investimento massivo sem um único produto, somente pela fama de Jobs.
Portanto, optou pelo desenvolvimento de softwares, até que a Apple decide comprar o sistema operacional desenvolvido pela NeXT, o NeXTStep OS. Nesse acordo, Steve Jobs voltara a trabalhar na empresa que fundou em um quarto da casa de seus pais adotivos.
1.2.2 Retorno de Jobs à Apple
Gil Amelio era o CEO da Apple no retorno de Jobs, mas rapidamente
...