Blender 3D
Artigos Científicos: Blender 3D. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: isaias18 • 24/9/2013 • 1.172 Palavras (5 Páginas) • 639 Visualizações
O Blender foi criado em dezembro de 1993 e se tornou um produto utilizado em 1994 como uma aplicação integrada, que permite a criação de uma ampla gama de produtos 2D e 3D. O Blender oferece um amplo conjunto de recursos de modelagem 3D, texturização, iluminação, animação e pos-processamento de vídeo e desenvolvimento de jogos em 3D, integrando essa funcionalidades em um único pacote. Por meio de sua arquitetura aberta, Blender fornece interoperabilidade entre plataformas, extensibilidade, exigindo muito pouco do poder de processamento do computador, e um fluxo de trabalho totalmente integrado. Blender é um dos mais populares aplicativos Open Source Gráfico 3D no mundo. Destinado a nível mundial á profissionais de mídia e artistas, Blender pode ser usado para criar visualizações 3D, bem como vídeos de qualidade para a TV e o cinema, enquanto que a incorporação de um motor 3D em tempo real permite a criação de conteúdo 3D interativo para a reprodução de stand-alone.
Originalmente desenvolvido pela empresa 'Not a Number'(NaN), Blender é agora "Software Livre", com código fonte disponível sob a licença GNU GPL. Atualmente é desenvolvido pela Blender Foundation sediada na Holanda.
Entre 2008 e 2010, o Blender foi totalmente reescrito como Software para melhorar as suas funções, fluxo de trabalho e interface. O resultado deste trabalho, produziu a versão do software conhecido como Blender 2.5 (atualmente já na versão 2.6 - estável).
Principais características:
• Suite de criação totalmente integrada, oferecendo uma ampla gama de ferramentas essenciais para a criação de conteúdo 3D, incluindo Modelagem, Mapeamento UV, Texturização, Rigging, Skinning, Animação, Simulação de Partículas entre outras, funciona com Scripts, e perfaz Renderização, Composição, Pós-produção, e criação de jogos;
• Multiplataforma, com interface gráfica OpenGL uniforme em todas as plataformas (personalizáveis com scripts em Python), pronta a ser utilizada nas versões mais correntemente utilizadas do Microsoft Windows, (Xp, Vista, Windows 7), do Linux, Mac OS X, FreeBSD, mas pode ser compilada para Irix, Sun e outros sistemas;
• Arquitetura 3D de alta qualidade que permita a criação de fluxo de trabalho rápido e eficiente;
• Mais de 200.000 downloads de cada lançamento (utilizadores) a nível mundial;
• Suporte ao usuário da comunidade por fóruns para perguntas, respostas e crítica na http://BlenderArtists.org e serviços de notícia na http://BlenderNation.com;
• O tamanho pequeno executável, fácil distribuição;
Imagem sendo Renderizada e Pós Processada - Fonte: http://wiki.blender.org/index.php/Doc:PT/2.6/Manual/Introduction
1. Como funciona o aplicativo?
Ao iniciar o Blender o usuário ira se deparar com a tela de abertura (splash screen) aonde você irá ver a versão do Blender no canto mais alto da parte direita.
Tela de abertura do Blender – Fonte: http://wiki.blender.org/index.php/Doc:PT/2.6/Manual/Interface
Para iniciar o Blender 3D, você possui três opções:
• Clicar em um dos seus recentes arquivos (caso você tenha algum)
• Clicar em qualquer dos lugres na tela (exceto na área escura da tela de abertura (Splash screen) ou
• Pressionar o atalho Esc para iniciar um novo projeto
Cada vez que o Blender encerra/termina, ele salva os seus dados correntes em um arquivo Blender temporário (blend). Quando você recupera a sua última sessão, o Blender irá tentar carregar os seus dados a partir desse arquivo.
Interface
A Interface de Usuário do Blender é baseada em três conceitos principais básicos:
• Sem Sobreposições: A Interface do Usuário (UI) permite a você visualizar todas as opções relevantes e as ferramentas em uma passada de olhos, sem empurrar ou arrastar as janelas em torno da janela do software.
• Sem Bloqueios: As Ferramentas e as opções de interface não bloqueiam o usuário de quaisquer outras partes do Blender, o Blender não apresenta janelas do tipo 'Pop Up' para requisitar que os usuários entrem com dados ou os preencham antes das coisas serem executadas.
• Sem Modalidade exclusiva: As entradas de usuário devem permanecer o mais consistentes e previsíveis quanto o possível, sem a alteração dos métodos mais comumente utilizados (tais como mouse, teclado), e fazer tudo isso on the fly ou Durante o Voo/Operação.
A Interface do Blender é desenhada inteiramente em OpenGL o que permite a você customizar/personalizar a sua interface para que ela sirva a suas necessidades. As janelas e os outros elementos da interface podem ser arrastados/deslocados, ampliados e o seu conteúdo pode ser movido pela interface. As suas telas podem ser organizadas exatamente
...