Bombas Hidráulicas
Por: Rayane Dantas • 8/12/2018 • Relatório de pesquisa • 574 Palavras (3 Páginas) • 264 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFCG
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR – CCTA
UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AMBIENTAL – UACTA
CURSO: ENGENHARIA CIVIL – PERÍODO: 2018.2
DISCIPLINA: HIDRAULICA APLICADA
DOCENTE: ROSINETE
SELEÇÃO DE UMA BOMBA - RESUMO
RAYANE CRISTINA DANTAS FURTADO
WANESSA DA NÓBREGA E SOUZA
POMBAL – PB
MAIO, 2018
Inicialmente, para realizar a seleção de uma bomba adequada faz - se necessário tomar conhecimento de alguns dados importantes, são eles:
- Altura de sucção (AS);
- Altura de recalque (AR);
- Distância entre a captação e o ponto de uso final e os acessórios existentes;
- Diâmetro e material das tubulações;
- Vazão requerida.
Além disso, o tipo de captação (vazão disponível), altitude em relação ao nível do mar, temperatura máxima e o tipo da água e a capacidade máxima de energia para o motor, são fatores que também devem influenciar na escolha da bomba.
Em vista disso, a interferência dessas variáveis na seleção da bomba irá ocorrer da seguinte forma:
Figura 01: Esquematização de influência das variáveis na escolha de uma bomba
[pic 2]
Fonte: Slides disponibilizados em sala de aula.
Ademais, para escolher o conjunto motor – bomba consulta – se um gráfico de pré-seleção de bombas de uma determinada marca, a partir do qual o usuário tem uma ideia de quais catálogos examinar a respeito da seleção propriamente dita, tocando o ponto de trabalho neste gráfico e determinando qual a família ideal de bombas.
Figura 02: Gráfico de seleção tipo
[pic 3]
Fonte: Slides disponibilizados em sala de aula.
Com isso, pode – se citar o exemplo da marca Schneider Motobombas, que em conjunto com a Franklin Electric, desenvolveram um manual intitulado como “Tabela para seleção de bombas e motobombas” do ano 2017, com o intuito de facilitar o processo de escolha das bombas e motobombas. Desse modo, o acesso para esse manual encontra – se nas referências deste trabalho.
Para realizar o dimensionamento econômico dos diâmetros consulta – se as tabelas de perda de carga se houver recalque; caso contrário, ou seja, se for para sucção, adota – se o diâmetro superior mais próximo.
Para que ocorra a seleção de bomba e a escolha dos diâmetros é preciso que primeiramente, se verifique a vazão requerida assim como os comprimentos de recalque e sucção, verifique-se também as singularidades do recalque e da sucção logo após determinar-se os diâmetros de recalque e sucção para a perda de carga em tubulações, localiza-se a linha onde está o valor de vazão desejado e segue-se para a direita até o primeiro valor depois da linha em negrito. A partir do fator de perda de carga sobe-se na coluna até encontrar o diâmetro mínimo indicado para a vazão informada, assim encontrasse o diâmetro de recalque.
...