Brasagem
Dissertações: Brasagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lindbergrafael • 9/3/2015 • 2.676 Palavras (11 Páginas) • 337 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
ENGENHARIA MECÂNICA
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO MECÂNICA II
BRASAGEM
NATAL/RN
2014
COMPONENTES DO GRUPO:
Arnaldo Del Franzz Alvarez Gil
Bruno Hudson da Silva Martins
Lindberg Rafael Ferreira de Oliveira
Marcos Paulo Barros Viana
BRASAGEM
PROFESSOR:
Tomás Barros Vasconcelos
NATAL/RN
2014
SUMÁRIO
1 – Introdução ...........................................................................................1
2 – Fundamentos do Processo....................................................................2
3 – Características Principais do Processo.................................................3
4 – Classificação dos Processos de Brasagem...........................................6
5 – Equipamentos Utilizados.....................................................................8
6 – Vantagens da Brasagem em Relação à Soldagem ..............................10
7 – Desvantagens da Brasagem.................................................................10
8 – Aplicações Industriais..........................................................................11
9 – Conclusões...........................................................................................11
Referências
1-Introdução
Os métodos de união de metais podem ser divididos em duas categorias principais, isto é, aqueles baseados no aparecimento de forças mecânicas macroscópicas entre as partes a serem unidas e aqueles baseados em forças microscópicas (interatômicas ou intermoleculares). No primeiro caso, do qual são exemplos a parafusagem e a rebitagem, a resistência da junta é dada pela resistência ao cisalhamento do parafuso ou rebite, mais as forças de atrito entre as superfícies em contato. No segundo caso, a união é conseguida pela aproximação dos átomos e moléculas das partes a serem unidas, ou destas e um material intermediário, até distâncias suficientemente pequenas para a formação de ligações metálicas e de Van der Waals. Como exemplo desta categoria citam-se a soldagem, a brasagem e a colagem.
Neste trabalho será abordado o processo de Brasagem, que difere do processo de Soldagem em alguns aspectos que serão ditos a seguir.
1
BRASAGEM
2 - Fundamentos do Processo
Existem três tipos de processos de brasagem: a solda forte ou brasagem, solda brasagem e a solda branda ou brasagem fraca. Eles visam a união de materiais de naturezas diferentes por soldagem.
O processo de soldagem por brasagem difere dos outros processos de soldagem, principalmente, por exigir apenas a fusão do metal de adição, enquanto o metal de base continua inalterado abaixo de sua temperatura de fusão.
Existem diversas definições que caracterizam o processo de brasagem, duas são mais aceitas: a da AWS (Sociedade Americana de Soldagem), e a definida pela norma DIN (Alemanha).
A ASW afirma que brasagem é um “processo de união de materiais com adequado aquecimento, sendo utilizado um metal de adição cuja temperatura de fusão é superior a 450 oC e inferior a Tsolidus dos materiais base. O metal de adição preenche a folga entre os materiais base por efeito capilar”.
A norma DIN 8505 define brasagem como "um processo térmico para preenchimento de juntas e revestimento de materiais, onde ocorre uma fase fluida, obtida pela fusão de um metal de adição (brasagem por fusão) ou por difusão na superfície de união (brasagem por difusão). A temperatura de início de fusão (Tlsolidus) dos materiais de base não é atingida".
Portanto, o espaço entre os materiais de base, que também podem ser de naturezas diferentes, é preenchido pelo metal ou liga de adição na fase líquida que flui pela ação da capilaridade no interior da junta e o metal de base não atinge o ponto de fusão. Se a temperatura de fusão do metal de adição for acima de 450 oC o processo é de brasagem propriamente dita e se for menor do que 450 oC é de solda branda. A junta formada pelo metal de base tem papel fundamental para a boa qualidade da brasagem. Elas devem ser pré-aquecidas à temperatura do metal de adição e estar isentas de óxidos e graxas para que ocorra molhamento das faces a serem unidas. A limpeza é feita por métodos mecânicos e químicos. O espaço entre as juntas também deve ser observado e a superfície da junta deve apresentar certa rugosidade para promover o efeito de capilaridade.
Para a proteção das juntas a serem brasadas utilizam-se fluxos e atmosferas de proteção contra a oxidação durante o aquecimento.
Figura 2. Juntas de brasagem.
3 - Características principais do processo
O processo de brasagem apresenta algumas particularidades as quais diferem dos demais processos, essas particularidades garantem uma melhor interação entre o metal de base e o metal de adição, entre elas estão molhabilidade, capilaridade, aplicação de fluxo e atmosfera protetora, e a folga na brasagem.
Aplicação
...