Solda Brasagem
Trabalho Universitário: Solda Brasagem. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: haisllanbmx • 30/3/2014 • 394 Palavras (2 Páginas) • 1.952 Visualizações
O que é soldagem?
A Soldagem é o processo de união de materiais (particularmente os metais) mais importante do ponto de vista industrial sendo extensivamente utilizada na fabricação e recuperação de peças, equipamentos e estruturas. A sua aplicação atinge desde pequenos componentes eletrônicos até grandes estruturas e equipamentos (pontes, navios, vasos de pressão, etc.). Existe um grande número de processos de soldagem diferentes, sendo necessária a seleção do processo (ou processos) adequado para uma dada aplicação.
Vantagens
Juntas de integridade e eficiência elevadas, Grande variedade de processos, Aplicável a diversos materiais, Operação manual ou automática, Pode ser altamente portátil.
Desvantagens
Não pode ser desmontada, Pode afetar microestrutura e propriedades das partes, Pode causar distorções e tensões residuais, Requer considerável habilidade do operador.
O que é soldabrasagem?
A soldabrasagem é um processo de soldagem originado da solda forte. Solda forte, também conhecida por "brazing", é a soldagem em que o metal de adição apresenta temperatura acima de 450°C, mas inferior à temperatura de fusão do metal de base. A solda forte dá origem à brasagem e à soldabrasagem ou solda brasada. Existe outro método de soldagem, conhecido como solda branda ou fraca, em que o metal de adição tem o ponto de fusão abaixo de 450°C.
Vantagens
A solda forte apresenta algumas vantagens, em relação aos processos de soldagem por fusão; requer menor calor, o que acarreta maior rapidez para realizar a união, embora produza pequenas distorções; o metal de adição apresenta baixa tensão residual e sua ductilidade permite usinagem; as soldas têm resistência adequada para muitas aplicações; o equipamento empregado é simples e de fácil utilização; metais frágeis, como ferro fundido cinzento, podem ser unidos sem alto pré-aquecimento.
Desvantagens
As desvantagens da solda forte são a resistência de solda, que é limitada à resistência do metal de adição; a temperatura de serviço, que é limitada ao ponto de fusão do metal de adição, como acontece com as ligas de cobre, limitadas à temperatura de serviço de 260°C; e a possibilidade de a solda forte provocar corrosão galvânica na junta
O que é soldacolagem?
A necessidade de se unir peças plásticas é bastante frequente no campo de aplicações
Técnicas que são comumente encontradas na indústria automotiva, elétro-eletrônica, entre
outras. Existem alguns tipos de soldacolagem os mais comuns são:
- Colagem por solventes;
- Colagem por adesivos;
- Soldagem por ultra som;
- Soldagem por placa quente.
Vantagens
Baixo custo, processo rápido
Desvantagens
...