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BÁSICOS DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO

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Por:   •  1/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.568 Palavras (7 Páginas)  •  557 Visualizações

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SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

FÁBIO ROBERTO JAYME COSTA

FUNDAMENTOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Portfolio

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, para as disciplinas de Educação à Distância, Metodologia Científica, Lógica e Técnicas de Programação, Processos de Negócios e Softwares, Introdução ao Desenvolvimento de Sistemas Web e Seminários Il.

Além Paraíba

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 2

2 OBJETIVO 2

3 PROCESSO DE SOFTWARE 2

3.1 Modelo Espiral 2

3.2 Evolução do Modelo 2

3.2.1 Figura de Modelo Simplificado 3

3.2.2 Figura de Modelo Completo 3

3.3 As Vantagens e as Desvantagens 3

3.4 Exemplo do Modelo 4

3.5 Linguagem de Programação 4

4 CONCLUSÃO 4

REFERÊNCIAS 5

1 INTRODUÇÃO

Em meados da primeira guerra mundial tivemos uma evolução significativa no segmento corporativo.

Nesta época o mundo passava por intensas transformações e isto provocou drásticas mudanças no ciclo produtivo das empresas e percebeu-se a necessidade de controlar o seu processo de trabalho.

Baseado nestas transformações houve a necessidade de se aplicar o conceito de dinamização de processos e daí surgiu à necessidade de se administrar grandes volumes de dados em organizações de todas as esferas.

Com a criação dos computadores comerciais após a segunda guerra mundial tivemos um aumento significativo na dinamização da indústria de computadores e, consequentemente, o processo de construção de softwares, para que os mesmos automatizassem processos manuais e pudessem avaliar situações complexas que são parte integrante do cotidiano das organizações.

E a partir desse cenário, criou-se modelos de desenvolvimento de softwares que atendessem a determinadas necessidades específicas e ao mesmo tempo pudessem ser utilizados na elaboração softwares sem grandes complexidades.

2 OBJETIVO

Compreender os conceitos da tecnologia da informação, seus componentes principais e aplicações, sob uma perspectiva histórica e tecnológica. Esclarecer aos desenvolvedores o funcionamento das metodologias no desenvolvimento de software e o modo como elas evoluíram no decorrer dos anos.

3 PROCESSO DE SOFTWARE

Um processo de software pode ser entendido como um conjunto estruturado de atividades exigidas para desenvolver um sistema de software. Assim Sommerville, tem a seguinte definição: O processo é um conjunto de atividades e resultados associados que produzem um produto de software". Para Jalote processo de software é um conjunto de atividades, ligadas por padrões de relacionamento entre ela, pelas quais se as atividades operarem corretamente e de acordo com os padrões requeridos, o resultado desejado é produzido. O resultado desejado é um software de alta qualidade e baixo custo. Obviamente, um processo que não aumenta a produção (não suporta projetos de software grandes) ou não pode produzir software com boa qualidade não é um processo adequado. A partir destas definições podemos considerar que de forma geral um processo de software padrão pode ser visto como um conjunto de atividades, métodos, ferramentas e práticas que são utilizadas para construir um produto de software. Na definição de um processo de software devem ser consideradas as seguintes informações: atividades a serem realizadas, recursos necessários, artefatos requeridos e produzidos, procedimentos adotados e o modelo de ciclo de vida utilizado.

3.1 O modelo Espiral

O modelo em espiral foi proposto por Boehm em 1988 como forma de integrar os diversos modelos existentes à época, eliminando suas dificuldades e explorando seus pontos fortes. Este modelo foi desenvolvido para abranger as melhores características tanto do ciclo de vida clássico como da prototipação, acrescentando, ao mesmo tempo, um novo elemento - a análise de riscos - que falta a esses paradigmas. O modelo original em espiral organiza o desenvolvimento como um processo iterativo em que vários conjuntos de quatro fases se sucedem até se obter o sistema final. Um ciclo se inicia com a determinação de objetivos, alternativas e restrições (primeira tarefa) onde ocorre o comprometimento dos envolvidos e o estabelecimento de uma estratégia para alcançar os objetivos. Na segunda tarefa, análise e avaliação de alternativas, identificação e solução de riscos, executa-se uma análise de risco. Prototipação é uma boa ferramenta para tratar riscos. Se o risco for considerado inaceitável, pode parar o projeto. Na terceira tarefa ocorre o desenvolvimento do produto. Neste quadrante pode-se considerar o modelo cascata. Na quarta tarefa o produto é avaliado e se prepara para iniciar um novo ciclo.

3.2 Evolução do Modelo

O modelo espiral é, atualmente a abordagem mais realística para desenvolvimento de software em grande escala, e usa uma abordagem que capacita a empresa que presta o serviço, e o cliente a entender e reagir aos riscos em cada etapa evolutiva. Este tipo de modelo exige considerável experiência na determinação de riscos e depende dessa experiência para ter sucesso, pode ser difícil convencer os clientes que uma abordagem evolutiva é controlável.

Modelo simplificado de Boehm segue na Figura 3.2.1:

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