C# Banco Acess
Ensaios: C# Banco Acess. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pedro10br • 8/10/2013 • 1.094 Palavras (5 Páginas) • 394 Visualizações
Unidade 3 - Linguagem de Programação e Estrutura de Dados
Web Aula 1
Acessando banco de dados com Visual C# com assistente.1
Olá, pessoal,
Uma das formas mais fáceis de trabalhar com o Microsoft Visual C# 2010, acessando um Banco de Dados, é a utilização Microsoft Access para armazenamento dos dados. Como a autoria de ambos, os programas são da Microsoft. A compatibilidade dos mesmos é muito boa.
Muitos não consideram o Access como um Banco de Dados, mas sim, um programa que armazena informações.
Contudo, divergências à parte, vamos ver o primeiro exemplo:
Pensando que ao acessar um sistema usamos uma tela principal e dela acessamos os demais formulários dentro de nosso sistema, onde podemos organizar o acesso através de um menu.
Abra o Visual C# 2010 Express Edition e, para obter um novo projeto, clique no menu File e New Project... . Selecione Windows Forms Application, informe um nome para o projeto e clique em OK.
No Formulário principal, coloque o nome FPrincipal na propriedade Name e, na propriedade Text, informe Sistema LPT III BD. Este texto irá aparecer na barra de títulos.
Agora, Clique no menu Project e na primeira opção, o item Add Windows Forms... Aparecerá a janela, contendo as opções de janelas que podemos pegar como exemplo.
Figura 1 Adicionar novo Formulário
Para a criação do menu, acesse a barra de ferramentas (ToolBox) e expanda o grupo Menus & Toolbars. Clique no componente MenuStrip e coloque no formulário. Na sequência, clique no menu que está descrito Type Here e informe a palavra Cadastro, que será o grupo do menu. Para informar os itens, clique nos campos que aparecem abaixo e, para um novo grupo de menu, clique no campo à direita.
Clique no menu cadastro e clique duas vezes no item do menu Produtos. Aparecerá, para você, o código fonte, que será inserida a programação para chamar o novo formulário, o formulário de Cadastro de Produtos.
Vamos, agora, começar a montagem da tela para acesso a dados. Neste ponto, devemos ter as tabelas do banco de dados já prontas
Além de nossas tabelas, também podemos trabalhar com as Views, as consultas de dados, que é a junção de verias tabelas. Isto o professor Roberto falou com vocês.
Para iniciar o assistente de configuração, clique no menu Data e, logo após, no item Add New Data Source. Ao clicar, irá aparecer a tela apresentada pela figura 2. Podemos, através desta tela, selecionar selecione o item Database e clicar em next.
Figura 2 Seleção de Tipo de Data Source
Na tela apresentada na figura 3, clique no botão New Connection..., para a criação de uma nova conexão de acesso à base de dados.
Figura 3 Conexão de Dados
Ao clicar em New Connection, aparecerá a tela apresentada na figura 4, na qual, clicando em Change, aparecerá a tela para a seleção do tipo de banco de dados que vamos trabalhar, conforme figura 5. Após a seleção, clique em OK.
Figura 4 Adicionar Conexão
Clicando no botão Browse, uma janela se abrirá para a seleção do arquivo de banco de dados, janela típica de abertura de arquivo para selecionar unidade, pasta e arquivo. Neste exemplo, o arquivo usado para armazenar os dados é do tipo Microsoft Access.
Figura 5 Selecionar Tipo de Dados
Após as seleções do tipo de banco que será usado e o arquivo do bando de dados na tela apresentado pela figura 4, clique no botão test connection e, se a conexão for realizada com sucesso, aparecerá a mensagem apresentada pela figura 6.
Figura 6 Teste de Conexão
Na figura 7, temos a String de conexão. É este texto que fará com que o nosso programa tenha acesso aos dados contidos dentro do arquivo.
Figura 7 Assistente de Conexão
Web Aula 2
Assistente de acesso a banco de dados em C#.
Ao clicar em next, na figura 7, o assistente de conexão solicitará uma confirmação, se você quiser que o arquivo seja copiado para dentro da pasta do sistema ou se você deseja que este arquivo permaneça no local de origem. Esta mensagem é apresentada na figura 8.
Figura 8 Confirmação de copia do arquivo de dados
A figura 9 apresenta a tela
...