CATEGORIZAÇÃO E REFLEXÃO SOBRE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO
Por: Thalles_Morais • 11/7/2019 • Trabalho acadêmico • 1.552 Palavras (7 Páginas) • 180 Visualizações
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
MBA EM GESTÃO INDUSTRIAL
FRANCISCO THALLES MOTA MORAIS
CATEGORIZAÇÃO E REFLEXÃO SOBRE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO DE FERTILIZANTE SUPERFOSFATO SIMPLES GRANULADO
Trabalho individual enviado à Fundação Getúlio Vargas como requisito de avaliação para obtenção da aprovação à disciplina de Sistemas de Produção e Serviços do MBA em Gestão Industrial
Professor: Doutor Ricardo Sarmento Costa
UBERABA
2018
1 INTRODUÇÃO
Diante da complexidade em que os sistemas de produção e serviços estão inseridos é prudente que os gestores compreendam e saibam classificar as suas operações para que possam refletir profundamente sobre as oportunidades de agregar mais valor aos seus produtos e/ou serviços, aproveitar as oportunidades disponíveis, reduzir os desperdícios, envolver e desenvolver os empregados nas tomadas de decisões e dessa forma manter-se competitivos em seus segmentos de negócio.
As vendas de fertilizantes macronutrientes (NPK) no Brasil registrou no mês de setembro/2018 um crescimento de 0,3% em relação ao mesmo mês de 2017, onde os fosfatados (P) cresceram 1,6%. Atualmente o Brasil é o terceiro maior consumidor mundial de fertilizantes fosfatados e isso se deve a vocação do país à produção agrícola por dispor de grandes áreas cultiváveis e clima favorável. A primeira informação dessa vocação tem 518 anos e foi escrita por Pero Vaz de Caminha na carta enviada ao rei de Portugal. Ele descrevia a existência de uma terra ampla, vasta, chã, cheia de águas e com o clima ameno.
Assim, no intuito de compreender melhor a classificação do sistema de produção de fertilizante superfosfato simples granulado ajudará a entender os problemas e as oportunidades para um melhor aproveitamento das nossas operações e rentabilização dos nossos ativos.
2 CATEGORIZAÇÃO DO SISTEMA
O sistema que será categorizado nesse trabalho é o de produção de fertilizante superfosfato simples que também é conhecido como SSP e será mencionado nesse trabalho como SISTEMA ESTUDADO. O superfosfato simples é um fertilizante mineral ou um formulado categorizado como fertilizante de baixa concentração que é composto de 17% a 23% de P2O5 (fósforo), 16% de Cálcio {Ca) e 8% de Enxofre (S). É obtido da reação da rocha apatita (minério com concentração de 33% a 35% de P2O5), água e ácido sulfúrico (H2SO4) com 98% de concentração Para retardar a absorção do solo, o SSP passa por um processo de granulação e com esse beneficiamento há uma agregação de valor ao produto.
De acordo com a tangibilidade e estocabilidade do pacote de valor ofertado, o SISTEMA ESTUDADO é definido como 100% tangível por se tratar de algo palpável. O mesmo possui a produção nivelada e com estoques sazonais para manter o atendimento aos clientes nos períodos de estiagem que é quando os agricultores fertilizam o solo.
De acordo com o grau de defasagem entre os processos de produção e consumo, o SISTEMA ESTUDADO é definido como alto por ter uma variação de tempo entra a produção e o consumo de 6 meses.
De acordo com a intensidade e extensão do contato de consumo, o SISTEMA ESTUDADO é definido como de alta intensidade por se tratar de um produto que está diretamente ligado a produtividade das lavouras. Em um primeiro momento, durante a produção do SSP, podemos ter a percepção que a intensidade com o consumidor é baixa pois produzimos o SSP sem saber quem irá utilizá-lo. Mas quando os times das áreas comercial e técnica entram em campo, a intensidade e a extensão do contato de consumo ficam muito evidente e intenso.
De acordo com a objetividade ou subjetividade na percepção de qualidade, o SISTEMA ESTUDADO é extremamente objetivo pois os requisitos de qualidade do SSP são normatizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
De acordo com a característica intrínseca do produto ofertado, o SISTEMA ESTUDADO é definido como sendo de processo pois ocorre a transformação das materiais primas de modo irreversível e essas mudanças físico-químicas ocorrem em reatores com alto grau de controle. Todo o transporte das materiais primas e produto acabado ocorrem por meio de tubulações ou equipamentos de transporte industrial (transportadores de correia, elevadores de canecas, calhas pneumáticas e calhas vibratórias).
De acordo com o grau de verticalização, o SISTEMA ESTUDADO é definido como verticalizado pois temos no complexo praticamente todos os processos de obtenção das matérias primas e dos produtos semiacabados. Passando pela extração do minério apatita, cominuição e concentração do P2O5, produção do ácido sulfúrico, produção do SSP em pó e por fim a granulação do SSP.
De acordo com a multiplicidade de pedidos em carteira, o SISTEMA ESTUDADO é definido como baixa pois temos apenas três SKUs (03-17, 00-21 e 00-23).
De acordo com o arranjo físico dos recursos de produção, o SISTEMA ESTUDADO é definido como fixo pois os ativos físicos (equipamentos de produção) são todos de grande porte e qualquer necessidade de alteração no layout e capacidade de produção demanda muito tempo de planta parada e recursos financeiros elevados.
De acordo com a natureza da demanda, o SISTEMA ESTUDADO é definido como por previsão de demanda para estocar pois a produção está pautado em um planejamento da produção baseado na previsão de demanda, portanto se caracteriza como produção empurrada.
De acordo com o fluxo típico de produção, o SISTEMA ESTUDADO é definido como tipo A (explosivo) pois temos diversas matérias primas ou outros produtos semiacabados sendo usados para produzir somente um produto que é o SSP.
De acordo com a intensidade de chegada de pedido, o SISTEMA ESTUDADO é definido como sendo no ponto G pois quando o pedido do cliente é aceito, o produto acabado já está estocado em um armazém. Após a confirmação do pedido ocorre basicamente o processo de expedição.
De acordo com a frequência de produção, o SISTEMA ESTUDADO é definido como sendo de produção contínua pois a interrupção do processo de produção é algo arduamente evitado pois o custo e tempo para estabilizar a planta representam altos custos com lucro cessante.
...