CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAS
Por: Lucas Mirandão • 4/4/2016 • Trabalho acadêmico • 467 Palavras (2 Páginas) • 494 Visualizações
Capitulo 1
A atuação do engenheiro de materiais abrange duas grandes áreas. Uma trata de atividades que podem ser definidas como “correlacionamento de propriedade o com desempenho final”, sempre implicando a realização ou melhoria de produtos.
A seleção de materiais envolve uma gama de conhecimentos técnicos cuja amplitude dificilmente pode ser coberta por uma única categoria profissional. Assim, a seleção de materiais é o ponto focal de uma série de especialidades tecnológicas, que vão desde a criação do projeto até a análise de desempenho em campo. A seleção deve ser feita visando não só atender a requisitos de resistência mecânica, de tenacidade, de resistência á corrosão etc., mas também visando adequar o material aos processos de fabricação disponíveis.
Logo, a viabilização de um produto ou componente é tarefa de natureza interativa tanto em nível de projeto como em nível de materiais e de procedimentos de fabricação. Testes de desempenho detectam a possibilidade de funcionamento deficiente ou mesmo falhas, cuja a análise, aliás, constitui importante área da seleção de materiais. Sob o ponto de vista da realimentação de conceitos.
Critérios de Seleção de Materiais:
- Considerações dimensionais
- Considerações de formas
- Considerações de peso
- Considerações de resistência mecânica
- Resistência ao desgaste
- Conhecimento das variáveis de operação
- Facilidade de fabricação
- Requisitos de durabilidade
- Número de unidades
- Disponibilidade de material
- Custo
- Existência de especificações e códigos
- Viabilidade de reciclagem
- Valor de sucata
- Grau de normalização
- Tipo de carregamento
Resistência Mecânica: Possivelmente, trata-se da propriedade mais conhecida e com maior número de oportunidades de escolha. Em termo de resistência mecânica, não deveria se constituir em problema, não fosse pela necessidade de combiná-la com outra(s) propriedade(s).
Facilidade de Fabricação: É princípio geral que a seleção de materiais se relaciona com os processos de fabricação (forjamento, solda, fundição, extrusão etc.).Acabamento Superficial e Tolerância , Escala de Produção, Usabilidade.
Considerações Dimensionais: Na maioria das situações, o tamanho da peça é um parâmetro fixo que aparentemente mantém pouca relação com o processo de seleção de materiais. Entretanto, pode restringir o campo de escolha em relação tanto a composição química como ao método de fabricação.
Seleção de Materiais e Projeto: os procedimentos que viabilizam um produto ou componente podem ser vistos como um diálogo entre projeto (design) e seleção de materiais.
[pic 1]
Seleção de Materiais e Análise de Falhas: é uma das técnicas mais importantes para manter e assegurar a integridade e a segurança de produtos e instalações industriais.
- Prevenção de falhas em equipamentos/produtos
- Melhoramento e modificações no projeto
- Melhor entendimento do projeto, dos materiais, das técnicas de fabricação e dos métodos de inspeção.
Falha pode ser definida como evento que resulta do fato de um produto ou componente não ser capaz de executar plenamente suas funções em serviço, seja devido a fratura, á deformação excessiva ou a deterioração.
...