COBIT Em Uma Empresa
Artigo: COBIT Em Uma Empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mu_costola • 13/10/2014 • 550 Palavras (3 Páginas) • 325 Visualizações
COBIT na empresa Software Consulting
Para umas boas práticas de Gestão de Tecnologia da Informação em nossa empresa Consulting, nos basearemos no Framework chamado COBIT, o qual sabemos que possui uma série de recursos que podem servir como um modelo de referência para Gestão de TI. COBIT não depende de nenhuma plataforma utilizada nas empresas, não depende do tipo do negócio, focado no nível estratégico e, por se tratar de um framework de controle, possibilita que a TI tenha seu desempenho mensurado e seus riscos devidamente apontados e tratados.
Nossa empresa dominando o COBIT com maior profundidade é possível identificar que ele especifica os objetivos de controle, mas não detalha como os processos podem ser definidos, sendo um padrão e não uma norma como a ISSO 20000, ISSO 17799 ou ISSO 9001, ele também não serve para maximizar os benefícios da TI, ele ajuda a direcionar ou priorizar os esforços e recursos da TI para atender aos requisitos do negócio.
Sua missão é pesquisar, desenvolver, publicar e promover um conjunto de objetivos de controle para tecnologia que seja embasado, atual, internacional e aceito em geral para o uso do dia-a-dia de gerentes de negócio e auditores.
Atualmente estamos na versão COBIT 5, a qual muda bastante em relação a 4.1. As principais mudanças podem ser identificadas, na inclusão dos princípios fundamentais, no foco nos facilitadores, e nas novas métricas e objetivos que foram adicionados.
As imagens abaixo, mostra com mais facilidade as mudanças.
SCRUM na empresa Software Consulting
Para que não ocorra nenhum problema relacionado a software em nossa equipe de desenvolvimento, utilizaremos o framework SCRUM. Uma metodologia ágil para gerência de projetos, utilizada mais para projetos de desenvolvimentos, adotada em ciclos de 30 dias, chamados SPRINTS, onde se trabalha para alcançar objetivos bem definidos, representados no Product Backlog, uma lista de coisas para fazer sendo constantemente atualizadas e repriorizadas.
Seus papéis na empresa Software Developer são:
• Equipe – responsável por entregar soluções, formada por um grupo de desenvolvedores trabalhando de uma forma auto-gerenciada.
• Product Owner (Sofware Developer) – responsável pela visão de negócios de nosso projeto, e quem define e prioriza o Product Backlog.
• Scrum Master – nosso gerente, facilitador e mediador, responsável por remover obstáculos da equipe de desenvolvimento e assegurar que as práticas de SCRUM estão sendo executadas com eficiência.
Para uma definição melhor de como funciona o SCRUM:
• Backlog - são todas as funcionalidades ou mudanças no produto definidas pelo Product Owner no Product Backlog. Esta lista é priorizada para refletir a necessidade de nossos clientes ou demandas do mercado. Os itens do topo da lista são destacados para serem entreguesno final do próximo Sprint.
• Sprint – são itens do Product Backlog que serão entregues a nossos clientes, chamados de Sprint Backlog. Sendo responsáveis
...