COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS DE TERZAGHI E NRCS PARA O DIMENSIONAMENTO DE FILTROS EM BARRAGENS DE TERRA
Por: Luana Pereira Linhares • 10/10/2020 • Monografia • 10.486 Palavras (42 Páginas) • 299 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU – UVA[pic 1]
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – CCET
GRADUAÇÃO BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
LUANA PEREIRA LINHARES
COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS DE TERZAGHI E NRCS PARA O DIMENSIONAMENTO DE FILTROS EM BARRAGENS DE TERRA
SOBRAL – CE
2020
LUANA PEREIRA LINHARES[pic 2]
COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS DE TERZAGHI E NRCS PARA O DIMENSIONAMENTO DE FILTROS EM BARRAGENS DE TERRA
Monografia apresentada à Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Civil, sob orientação da Profa. Dra. Vanda Tereza Costa Malveira.
SOBRAL – CE
2020[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
Monografia apresentada como requisito necessário para obtenção do título de Engenheiro Civil. Qualquer citação atenderá às normas da ética científica.[pic 6]
________________________________________________________[pic 7]
Luana Pereira Linhares
Monografia aprovada em ____/____/____
_____________________________________________________________
Orientador: Profa. Dra. Vanda Tereza Costa Malveira
_____________________________________________________________
1º Examinador: Prof (a). Me. Gerson Luiz Apoliano Albuquerque
_____________________________________________________________
2º Examinador: Prof (a). Me. Francisco Hiago de Siqueira Gomes
_____________________________________________________________
Coordenador do Curso Prof. Me. Eder Paulus Moraes Guerra
[pic 8]
[pic 9]
Dedico este trabalho primeiramente a Deus, pois Seu fôlego de vida em mim me foi sustento. À minha mãe, Maria das Dores, à minha querida irmã, Luiza Helena, e aos meus tios, por tornarem essa jornada possível para mim!
[pic 10]
AGRADECIMENTOS[pic 11]
Agradeço, inicialmente, a Deus, pelo dom da vida que me concedeu e por ter iluminado o meu caminho durante todos esses anos, por ter me oferecido a oportunidade de viver, crescer e aprender com todas as pessoas que colocou em minha vida durante esse curso e nessa cidade, Sobral, que me acolheu tão bem. Toda honra e toda glória sejam dadas a Ti, Senhor!
À minha mãe, Maria das Dores, que mesmo morando longe durante esses anos de graduação, sempre foi minha base, dando todo amor e incentivo necessário. À minha irmã, Luiza Helena e meu namorado, Valter Júnio, por sempre se fazerem presentes, apesar da distância e que mesmo sem imaginar, durante esses cinco anos, serviram como ponto de paz e de descanso nos momentos difíceis da graduação. Ao meu pai, por toda a intercessão e oração feita durante esses anos. Eu amo vocês!
Um agradecimento especial aos meus tios, George, Francisco e Vicente, pela forma como acolheram minha família há muitos anos atrás e por todo cuidado, confiança e disposição de nos ajudar até hoje, fazendo nascer em mim uma vontade incessante de querer orgulhá-los dia após dia. Sem o amor de vocês, eu não teria chegado até essa etapa da minha vida!
Aos meus amigos, pelo companheirismo e bons momentos vividos. Em especial, Leticia Castro, pela parceria e companheirismo diário tanto nesta graduação e no curso técnico como em outras áreas da vida e Thiago Andrade, amigo que tem minha admiração e com quem aprendi muito. Amizades que tenho certeza que levarei para vida, vocês foram pessoas importantíssimas nesse percurso acadêmico, de modo que sou eternamente grata pelas trocas de ensinamentos e experiências durante esses anos.
À minha orientadora, Profa. Vanda Tereza Costa Malveira, a quem eu tenho uma profunda admiração, agradeço pelo esforço, disponibilidade e dedicação, que tanto contribuiu para a construção deste trabalho. À banca avaliadora do meu Trabalho de Conclusão de Curso, que é composta por profissionais de referência, pelos quais tenho enorme respeito.
À Universidade Estadual Vale do Acaraú, por todo suporte. E finalmente a todos que contribuíram direta ou indiretamente para concretização deste sonho! [pic 12][pic 13]
[pic 14]
[pic 15]
“Pois dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória para sempre! Amém. ”
Apóstolo Paulo. Bíblia NVI. Romanos 11:36
[pic 16]
RESUMO[pic 17]
Em uma barragem de terra, uma grande concentração de fluxo de água pode ocasionar o carreamento do material do maciço e da fundação, podendo ser agravado pela inexistência ou ineficiência de um elemento filtrante, iniciando assim um processo de erosão interna, que pode levar a estrutura ao colapso. Diante disso, faz-se necessário que o dimensionamento de tais estruturas seja feito de forma cautelosa, levando em consideração as características do material do maciço que se deseja proteger. Dentre tais características, a que mais se destaca é a granulometria, pois as partículas menores devem se acomodar nos vazios entre as partículas maiores, de modo que o conjunto atue sempre como camada filtrante, ou seja, de forma que o material sólido deve ser retido e a água possa percolar com facilidade. Com passar dos anos, os critérios de dimensionamento dos filtros têm evoluído, em busca de uma eficácia cada vez maior de tais estruturas. Desta forma, o presente trabalho visa realizar o comparativo entre o método de Terzaghi (1962), sendo o precursor dos estudos nessa área, e o método do Natural Resources Conservation Service (NRCS, 1994), critério este que tem por base os estudos de James Sherard (1984). A metodologia adotada consta de uma revisão bibliográfica acerca desses dois métodos e do uso de um modelo físico de barragem de terra, desenvolvido no Laboratório de Solos da Universidade Estadual Vale do Acaraú, para realizar a aplicação da abordagem proposta. O estudo consiste na determinação dos limites de granulometria para o filtro, a partir dos dados do solo usado na construção do maciço, verificando como o material usado como filtro se comportou segundo cada método. Os resultados mostram que a granulometria do filtro adotada estava inadequada para proteção do solo do maciço, de acordo com ambos os métodos.
...