Barragens E Estruturas Hidráulicas
Artigos Científicos: Barragens E Estruturas Hidráulicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ackiles • 15/4/2013 • 1.964 Palavras (8 Páginas) • 1.018 Visualizações
Barragens e Estruturas Hidráulicas
1) As principais bacias hidrográficas do Brasil.
2) As principais usinas hidrelétricas do Brasil.
3) Comitês de Bacias hidrográficas.
4) Agência Nacional de Águas.
Capítulo 1 – As principais bacias hidrográficas do Brasil
No mapa baixo é possível visualizar as bacias hidrográficas do brasil.
As 12 bacias hidrográficas do Brasil (ANA – Agência Nacional das Águas, 2005).
Bacia hidrográfica corresponde a uma área drenada por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. A topografia do terreno é responsável pela drenagem da água, além de ser responsável por delimitar as bacias, ou seja, as partes mais altas do relevo determinam para onde as águas da chuva irão escoar (CERQUIRA, 2011).
O Brasil é um país privilegiado quando o assunto é disponibilidade de água-doce – 14% das reservas mundiais de água-doce estão no território brasileiro. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), o país possui 12 bacias hidrográficas, que estão distribuídas por todo o território nacional (CERQUIRA, 2011).
1.1. Bacia Hidrográfica Amazônica
É considerada a maior bacia hidrográfica do planeta, responsável por drenar água de uma área de aproximadamente 7 milhões de quilômetros quadrados. No Brasil, ela compreende uma área de 3.870.000 km², apresentando grande potencial para geração de energia hidrelétrica, além de possuir características propícias para o transporte fluvial (CERQUIRA, 2011).
1.2. Bacia Hidrográfica do São Francisco
Importante meio de ligação entre as Regiões Nordeste e Sudeste, a bacia do São Francisco possui cerca de 640 mil quilômetros quadrados. Apresenta extensos trechos navegáveis, além de grande potencial hidrelétrico. O garimpo, a mineração, a irrigação e a poluição hídrica ameaçam a qualidade dos rios dessa região (CERQUIRA, 2011).
1.3. Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia
Com 967.059 quilômetros quadrados, essa é a maior bacia hidrográfica exclusivamente brasileira. Seu potencial energético é explorado, com destaque para a usina hidrelétrica de Tucuruí, no estado do Pará (CERQUIRA, 2011).
1.4. Bacia Hidrográfica do Paraná
A bacia do Paraná, presente no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, possuem rios de planalto e encachoeirados, perfeitos para a instalação de hidrelétricas. Esse potencial é aproveitado pelas usinas de Ilha Solteira, Itaipu, Capivari, Engenheiro Sérgio Mota, Água Vermelha, etc (CERQUIRA, 2011).
1.5. Bacia Hidrográfica do Parnaíba
Abrangendo uma área de aproximadamente 340 mil quilômetros quadrados, essa bacia hidrográfica está presente nos estados do Piauí, Maranhão e na porção oeste do Ceará. Os principais rios são o Balsas, Uruçuí-Preto, Gurgueia, Longá, Poti e Canindé (CERQUIRA, 2011).
1.6. Bacia Hidrográfica do Uruguai
Essa bacia está presente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O principal rio, o Uruguai, nasce da confluência dos rios Canoas e Pelotas. Suas características são propícias para a construção de usinas hidrelétricas (CERQUIRA, 2011).
1.7. Bacia Hidrográfica do Paraguai
A bacia hidrográfica do Paraguai é típica de planície, apresentando grandes extensões para navegação. No Brasil, ela está presente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, englobando uma área de 361.350 quilômetros quadrados. Tem como principal rio o Paraguai, que nasce na Chapada dos Parecis (MT) (CERQUIRA, 2011).
1.8. Bacia Hidrográfica do Atlântico Nordeste Oriental
A bacia do Atlântico Nordeste Oriental é responsável por drenar água de uma área de 287.348 quilômetros quadrados, compreendendo os estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Os principais rios são o Beberibe e Capibaribe, além do Jaguaribe, considerado o maior rio intermitente (temporário) do mundo (CERQUIRA, 2011).
1.9. Bacia Hidrográfica Atlântico Nordeste Ocidental
Situada nos estados do Maranhão e Pará, essa bacia hidrográfica possui 254.100 quilômetros quadrados. Os principais rios perenes são: Mearim, Itapecuru e Turiaçu (CERQUIRA, 2011).
1.10. Bacia Hidrográfica Atlântico Leste
A bacia do Atlântico Leste, com 374.677 quilômetros quadrados, abrange territórios de Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. O Rio Jequitinhonha se destaca nessa área de drenagem (CERQUIRA, 2011).
1.11. Bacia Hidrográfica Atlântico Sudeste
Formada pelos rios: Doce, Itapemirim, São Mateus, Iguape, Paraíba do Sul, entre outros, a bacia hidrográfica do Atlântico Sudeste está presente nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, correspondendo a uma área de 229.972 quilômetros quadrados (CERQUIRA, 2011).
1.12. Bacia Hidrográfica Atlântico Sul
Com predominância de rios de pequeno porte, essa bacia hidrográfica possui 185.856 quilômetros quadrado. Seus rios desaguam no Oceano Atlântico (CERQUIRA, 2011).
Capítulo 2 - As principais usinas hidrelétricas do Brasil
Atualmente no Brasil possuem mais de 100 usinas hidrelétricas. Uma usina hidrelétrica ou central hidroelétrica é um complexo arquitetônico, um conjunto de obras e de equipamentos, que tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio. Abaixo esta as 5 principais usinas hidrelétricas em funcionamento.
2.1. Usina Hidrelétrica de Itaipu
A usina de Itaipu é, atualmente, a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia. Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, fornece 16,99% da energia consumida no Brasil e abastece 72,91% do consumo paraguaio. Itaipu produziu em 2011 um total de 92.245.539 megawatts-hora (92,24 milhões de MW/h). O recorde
...