TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS E FUNDAMENTOS DA PROGRAMAÇÃO NÃO-LINEAR

Por:   •  15/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.932 Palavras (16 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE DE MACAPÁ[pic 1]

[pic 2]

CONCEITOS E FUNDAMENTOS DA PROGRAMAÇÃO NÃO-LINEAR

[pic 3]

FACULDADE DE MACAPÁ[pic 4]

Érica Gonçalves Ferreira

José Roberto Brandão da Silva

Josilene Almeida Brabo

Taynara Tavares Sousa

CONCEITOS E FUNDAMENTOS DA PROGRAMAÇÃO NÃO-LINEAR

O trabalho apresentado como requisito de avaliação do Curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Macapa - FAMA para a disciplina de Pesquisa Operacional - Simulação em obtenção da avaliação parcial B1 sob orientaçao do Professor Angelo.

MACAPÁ

2019




SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 PROGRAMÃO NÃO LINEAR        4

2.1 CONCEITOS E FUNDAMENTOS DA PROGRAMAÇÃO NÃO-LINEAR .............4

2.2 TIPOS DE PROBLEMAS DE PROGRAMAÇÃO NÃO-LINEAR ..........................6

2.3 PROGRAMÃO QUADRÁTICA ...........................................................................15

2.4 PROGRAMAÇÃO CONVEXA ............................................................................16

2.5 PROGRAMAÇÃO SEPARÁVEL ........................................................................16

2.6 PROGRAMAÇÃO NÃO-CONVEXA ...................................................................16

3 OTIMIZAÇÃO COM RESTRIÇÕES E FUNÇÃO-OBJETIVO NÃO-LINEAR ........16

3.1 FUNÇÃO LAGRANGIAN ....................................................................................17

3.2 FUNÇÕES CONVEXAS E CÔNCOVAS UNIDIMENSIONAIS ...........................19

3.3 CONDIÇÕES PARA OTIMIZAÇÃO COM RESTRIÇÕES DE KARUSH-KUHN-TUCKER (KKT) .........................................................................................................21

4 CONCLUSÃO ........................................................................................................24

REFERÊNCIAS ........................................................................................................25


1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho será abordado o conceito e fundamentos da Programação não-linear, que são utilizados para otimizar (maximizar ou minimizar) uma função objetivo com restrições lineares.

A Programação Não-Linear é o processo de resolução de um problema de otimização, pois é definido por um sistema de igualdades e desigualdades, gerando um sistema de equações coletivo.

Pois são denominados de Restrições sobre um conjunto de variáveis reais, cujos valores são desconhecidos, juntamente com uma função objetivo a ser maximizada ou minimizada, onde algumas das restrições ou a função objetivo é não-linear.

Para que uma solução seja considerada ótima para um problema de programação não-linear, ela deverá satisfazer um conjunto de condições atribuídas a Karush, Kuhn e Tucker. Tais condições são conhecidas como condições de KKT.

Além disso, será tratado o modo de escolher uma direção 𝑑  R 𝑛 que diminua o valor de 𝑓 partindo de 𝑥0  R 𝑛 , um ponto inicial arbitrário. Este tipo de direção será fundamental para os métodos numéricos que serão explorados no trabalho.

2 PROGRAMÃO NÃO LINEAR

2.1 CONCEITOS E FUNDAMENTOS DA PROGRAMAÇÃO NÃO-LINEAR

A Programação não linear é o processo de resolução de um problema de otimização definido por um sistema de equações e desigualdades, coletivamente denominadas restrições, através de um conjunto de desconhecido variáveis reais, juntamente com uma função objetivo a ser maximizada ou minimizada, onde algumas das restrições ou a função objetivo são não lineares.

O mundo em geral possui problemas não lineares, que significa que o modelo real violará uma ou todas as propriedades citadas. Contudo, muitas aplicações de PL têm sido bem sucedidas, mesmo sendo aproximações da realidade. Se o modelo contiver sérias violações suficientes para invalidar o modelo linear, então se torna necessário utilizar um modelo não linear.

Existem várias possibilidades da natureza do conjunto de restrições. Um problema inviável é aquele para qual nenhum conjunto de valores para a escolha das variáveis satisfaz todas as restrições. Isto é, as restrições são mutuamente contraditórias, e não existe uma solução; o conjunto viável é o conjunto vazio.

Os modelos de Programação Linear são utilizados para otimizar (maximizar ou minimizar) uma função objetivo linear bem como restrições lineares. Porém, a necessidade de linearidade é a maior das restrições impostas sobre um modelo de Programação.

De fato, muitos economistas descobriram que algum grau de não-linearidade é a regra e não a exceção em problemas de planejamento econômico. Portanto, muitas vezes é necessário lidar diretamente com problemas de programação não-linear.

Os problemas de programação não-linear têm à finalidade resolver problemas que envolvem funções constituídas de variáveis que compartilham relações desproporcionais entre si (não-linearidade). Assim, utilizam-se os mesmos conceitos (otimização, função-objetivo, variáveis de decisão e restrições), embora os procedimentos matemáticos empregados na solução dos problemas de natureza não linear sejam diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (941.1 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com