CONCEITOS E FUNDAMENTOS DA PROGRAMAÇÃO NÃO-LINEAR
Por: jrbrandao • 15/5/2019 • Trabalho acadêmico • 3.932 Palavras (16 Páginas) • 285 Visualizações
FACULDADE DE MACAPÁ[pic 1]
[pic 2]
CONCEITOS E FUNDAMENTOS DA PROGRAMAÇÃO NÃO-LINEAR
[pic 3]
FACULDADE DE MACAPÁ[pic 4]
Érica Gonçalves Ferreira
José Roberto Brandão da Silva
Josilene Almeida Brabo
Taynara Tavares Sousa
CONCEITOS E FUNDAMENTOS DA PROGRAMAÇÃO NÃO-LINEAR
O trabalho apresentado como requisito de avaliação do Curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Macapa - FAMA para a disciplina de Pesquisa Operacional - Simulação em obtenção da avaliação parcial B1 sob orientaçao do Professor Angelo.
MACAPÁ
2019
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 PROGRAMÃO NÃO LINEAR 4
2.1 CONCEITOS E FUNDAMENTOS DA PROGRAMAÇÃO NÃO-LINEAR .............4
2.2 TIPOS DE PROBLEMAS DE PROGRAMAÇÃO NÃO-LINEAR ..........................6
2.3 PROGRAMÃO QUADRÁTICA ...........................................................................15
2.4 PROGRAMAÇÃO CONVEXA ............................................................................16
2.5 PROGRAMAÇÃO SEPARÁVEL ........................................................................16
2.6 PROGRAMAÇÃO NÃO-CONVEXA ...................................................................16
3 OTIMIZAÇÃO COM RESTRIÇÕES E FUNÇÃO-OBJETIVO NÃO-LINEAR ........16
3.1 FUNÇÃO LAGRANGIAN ....................................................................................17
3.2 FUNÇÕES CONVEXAS E CÔNCOVAS UNIDIMENSIONAIS ...........................19
3.3 CONDIÇÕES PARA OTIMIZAÇÃO COM RESTRIÇÕES DE KARUSH-KUHN-TUCKER (KKT) .........................................................................................................21
4 CONCLUSÃO ........................................................................................................24
REFERÊNCIAS ........................................................................................................25
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho será abordado o conceito e fundamentos da Programação não-linear, que são utilizados para otimizar (maximizar ou minimizar) uma função objetivo com restrições lineares.
A Programação Não-Linear é o processo de resolução de um problema de otimização, pois é definido por um sistema de igualdades e desigualdades, gerando um sistema de equações coletivo.
Pois são denominados de Restrições sobre um conjunto de variáveis reais, cujos valores são desconhecidos, juntamente com uma função objetivo a ser maximizada ou minimizada, onde algumas das restrições ou a função objetivo é não-linear.
Para que uma solução seja considerada ótima para um problema de programação não-linear, ela deverá satisfazer um conjunto de condições atribuídas a Karush, Kuhn e Tucker. Tais condições são conhecidas como condições de KKT.
Além disso, será tratado o modo de escolher uma direção 𝑑 ∈ R 𝑛 que diminua o valor de 𝑓 partindo de 𝑥0 ∈ R 𝑛 , um ponto inicial arbitrário. Este tipo de direção será fundamental para os métodos numéricos que serão explorados no trabalho.
2 PROGRAMÃO NÃO LINEAR
2.1 CONCEITOS E FUNDAMENTOS DA PROGRAMAÇÃO NÃO-LINEAR
A Programação não linear é o processo de resolução de um problema de otimização definido por um sistema de equações e desigualdades, coletivamente denominadas restrições, através de um conjunto de desconhecido variáveis reais, juntamente com uma função objetivo a ser maximizada ou minimizada, onde algumas das restrições ou a função objetivo são não lineares.
O mundo em geral possui problemas não lineares, que significa que o modelo real violará uma ou todas as propriedades citadas. Contudo, muitas aplicações de PL têm sido bem sucedidas, mesmo sendo aproximações da realidade. Se o modelo contiver sérias violações suficientes para invalidar o modelo linear, então se torna necessário utilizar um modelo não linear.
Existem várias possibilidades da natureza do conjunto de restrições. Um problema inviável é aquele para qual nenhum conjunto de valores para a escolha das variáveis satisfaz todas as restrições. Isto é, as restrições são mutuamente contraditórias, e não existe uma solução; o conjunto viável é o conjunto vazio.
Os modelos de Programação Linear são utilizados para otimizar (maximizar ou minimizar) uma função objetivo linear bem como restrições lineares. Porém, a necessidade de linearidade é a maior das restrições impostas sobre um modelo de Programação.
De fato, muitos economistas descobriram que algum grau de não-linearidade é a regra e não a exceção em problemas de planejamento econômico. Portanto, muitas vezes é necessário lidar diretamente com problemas de programação não-linear.
Os problemas de programação não-linear têm à finalidade resolver problemas que envolvem funções constituídas de variáveis que compartilham relações desproporcionais entre si (não-linearidade). Assim, utilizam-se os mesmos conceitos (otimização, função-objetivo, variáveis de decisão e restrições), embora os procedimentos matemáticos empregados na solução dos problemas de natureza não linear sejam diferentes.
...