CURVA DE BOMBA – MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS
Por: VittorBraide • 11/5/2019 • Relatório de pesquisa • 767 Palavras (4 Páginas) • 320 Visualizações
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
VITTOR BRAIDE COSTA
MEC3B
CURVA DE BOMBA – MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS
BELO HORIZONTE
FEVEREIRO DE 2019
VITTOR BRAIDE COSTA
CURVA DE BOMBA – MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS
Trabalho apresentado à disciplina de Manutenção de Máquinas e Equipamentos Industriais do Curso Técnico em Mecânica do CEFET-MG
Orientador: Zé Maria
BELO HORIZONTE
FEVEREIRO DE 2019
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO4
2.OBJETIVO4
3.DESENVOLVIMENTO5
a. CURVA DE BOMBA5
b. MORTALIDADE INFANTIL6
c. VIDA ÚTIL6
d. DESGATE6
4.CONCLUSÃO6
5.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS7
INTRODUÇÃO
Trabalho desenvolvido para facilitar o entendimento dos alunos sobre a relação de falhas por tempo, conhecida como curva da banheira. A compreensão do assunto colabora com o desenvolvimento da disciplina de manutenção.
- OBJETIVO
O objetivo do trabalho é desenvolver um documento explicativo com foco na discussão sobre curva de banheira e, posteriormente, desenvolver uma apresentação com o conteúdo estudado. A pesquisa ampliará o conhecimento dos alunos sobre a necessidade e finalidade das manutenções, assim como o comportamento das máquinas que geram anormalidades no funcionamento.
- DESENVOLVIMENTO
- CURVA DA BANHEIRA
A curva da banheira representa um sistema de confiabilidade que mede a capacidade de um mecanismo, produto ou serviço de operar conforme o esperado durante determinado intervalo de tempo.
Na grande maioria dos casos, as falhas acontecem em função do tempo, representando que sua ocorrência vai diferir entre as etapas de vida, seja de máquinas ou equipamentos. A curva que demonstra essa probabilidade de falhas ao decorrer do tempo é semelhante à curva da banheira, justificando, portanto, o nome do gráfico.
[pic 1]
Tabela 1-Curva da Banheira
A partir da sua forma a curva pode ser dividida em três zonas ou períodos distintos. Essas divisões divergem entre si na taxa e padrão de falhas e são dividas entre: Mortalidade Infantil, Vida útil e Desgaste.
Apesar de muito utilizada, a representação de falhas x tempo ainda possui algumas discordâncias que são encaradas pela engenharia da manutenção, visto que os métodos da curva não são tão convincentes em algumas situações.
- MORTALIDADE INFANTIL
A partir da Figura 1 é possível analisar que o período inicial da curva é caracterizado por altas taxas de falha e os itens tornam-se menos propensos a falhar à medida que o se tempo de uso aumenta. Essa zona é denominada Mortalidade Infantil.
...