Cabos De Rede
Trabalho Escolar: Cabos De Rede. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jeeeen • 14/3/2015 • 676 Palavras (3 Páginas) • 387 Visualizações
Cabo de redes de computadores
Um quesito muito importante para o funcionamento da rede são os cabos, quando não se tratando de redes sem fio. Afinal, eles são responsáveis pela transmissão de dados, sejam eles referentes à internet, transferência de arquivos entre estações ou ainda ao compartilhamento de impressoras ou algum outro periférico.
Por possuírem tal importância, deve-se ficar atento para que os cabos estejam corretamente arrumados. Para tanto, é necessário que se dê a devida atenção a alguns itens, que vão desde o tamanho máximo que esses cabos podem ter até o modo que seus plugues serão crimpados.
• Ferramentas utilizadas para montagem dos Cabos de Rede
Alicate de crimpagem;
Conectores RJ-45 (um para cada ponta do cabo);
Cabo de Rede (também chamado de Cabo de Par Trançado ou Cabo UTP (Unshielded Twisted Pair – falando de modo mais técnico, o modelo mais utilizado é o UTP CAT 5).
• Cuidados na montagem do cabo de rede
Existem alguns detalhes que devem ser levados em conta além das ferramentas, como o tamanho do cabo, que não deve passar de 100 metros; o tamanho mínimo aconselhado é de 30 cm.
Há mais de um modo de crimpar a ponta dos cabos, inclusive um que dispensa o uso de HUB/Switch, chamado de Crossover ou Cabo Cruzado.
É bom não deixar o cabo de rede junto a cabos de energia elétrica, como pode acontecer quando se usam canaletas para a instalação, pois os de energia podem gerar uma interferência eletromagnética na transmissão de dados do cabo de rede.
É aconselhável que não seja feito o reaproveitamento de cabos de rede, pois, quando se faz força para retirar o cabo do local onde ele se encontrava, pode ocorrer a quebra dos fios internos, comprometendo o funcionamento do cabo.
• Padrão dos cabos de rede
Existem dois padrões mais utilizados: eles são conhecidos como EIA/TIA 568A e EIA/TIA 568B. Ambos funcionam perfeitamente.
Os padrões são dessa forma, pois foram os melhores modos encontrados para que houvesse o mínimo possível de interferência eletromagnética no cabo, seja esta externa ou gerada pelo próprio cabo, e é justamente por isso que os pares são trançados entre si.
• Categorias dos cabos
Existem ainda dois tipos de cabo: os cabos diretos e os cabos crossover. Nos diretos, ambas as pontas são feitas utilizando o mesmo padrão, enquanto nos crossover uma ponta utiliza o padrão EIA/TIA 568A e outra o EIA/TIA 568B.
Cabo direto
Os cabos diretos são utilizados para interligar computadores e HUBs/Switchs. Nestes cabos, as pontas devem ser exatamente iguais, pois, caso
...