Calibração do balão volumétrico
Artigo: Calibração do balão volumétrico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 8/12/2013 • Artigo • 318 Palavras (2 Páginas) • 524 Visualizações
Calibração do balão volumétrico
Os itens observados na Tabela 3 evidenciaram os resultados amostrais obtidos pelo método de medição utilizado nesse trabalho. As pesagens diferentes evidenciam o mesmo erro obtido com a calibração da pipeta, em que a balança não estava calibrada e que água foi encontrada em cima da balando no memento da pesagem.
As medições são diferentes devido ao peso variante do balão utilizado na medição, analisando os fatos mencionados tomamos nota que o uso do balão não torna nossa calibração precisa, pois além do peso variante do material, a balança não estava em condições corretas de uso, o que levou nossa medição para o desvio padrão de 0,16 mL.
O volume pode obtido através da formula de densidade.
ρ=(massa(g))/(volume(mL)) V=massa/ρ
Pesagem Massa pesada (g) Volume real (mL)
1 49,88 24,66
2 48,03 24,62
3 47,94 24,92
Média 48,61 24,73
Desvio padrão 1,09 0,16 mL
Tabela: Tabela de dados da calibração do balão volumétrico.
3.2- Calibração do balão volumétrico
Os itens observados na Tabela 4 evidenciaram os resultados amostrais obtidos pelo método de medição utilizado nesse trabalho. Nessa tabela são encontrados dados a mais devido a comparação feita pela calibração dessa medição com a medição realizada por outras equipes no laboratório. Pode observar-se a variância tanto de volume, quando de massa, pois o material usado por cada equipe foi diferente. A balança também não se encontrava em condições corretas para pesagem.
Esta comparação foi realizada visando obter a variação do desvio padrão e média obtida por várias calibrações de um mesmo equipamento. Segue abaixo na tabela as anotações dos dados obtidos e um gráfico mostrando a variância dos dados colhidos.
O volume pode obtido através da formula de densidade.
ρ=(massa(g))/(volume(mL)) V=massa/ρ
...