Camada De Transporte
Ensaios: Camada De Transporte. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: emerson.ndl • 27/10/2013 • 286 Palavras (2 Páginas) • 458 Visualizações
O que é um socket?
É um ponto final de um fluxo de comunicação entre processos através de uma rede de computadores.
O que é um fluxo?
É uma seqüência de caracteres que fluem de ou para um processo.
Diferença entre TCP e UDP
TCP - Orientado à conexão: conexão requerida entre processos cliente e servidor; Transporte confiável entre os processos de envio e recepção; Controle de fluxo: o transmissor não sobrecarrega o receptor; Controle de congestionamento: protege a rede do excesso de tráfego; Não oferece: garantias de temporização e de banda mínima; Serviços dos protocolos de transporte da Internet.
UDP - Transferência de dados não confiável e não ordenada entre os processos transmissor e receptor; Não oferece: estabelecimento de conexão, confiabilidade, controle de fluxo e de congestionamento, garantia de temporização e de banda mínima; Remetente coloca explicitamente endereço IP e porta do destino.
Formatos de mensagens:
cabeçalhos: campos com informações sobre dados (metadados).
dados: informações sendo comunicada .
Numeros de sequencia: “número” dentro do fluxo de bytes do primeiro byte de dados do segmento.
ACKs: numero. de sequencia do próximo byte esperado do outro lado.
RTT: a medida do atraso atual em uma rede, encontrado pelo tempo que um pacote disparou algum host remoto. Isto pode ser feito com o famoso ping.
MSS: é o tamanho máximo de dados que pode ser enviado, em bytes, em um único pacote. No MSS não são computados os bits pertencentes ao cabeçalho de dados.
Retransmissão rápida: é quando o emissor receber 3 SACKs consecutivos indicando a falta de um mesma fatia de dados.
Controle de fluxo: existe para que o transmissor não inunde o buffer do receptor, transmitindo muito e rapidamente.
Congestionamento: informalmente: “muitas fontes enviando dados acima da capacidade da rede de tratá-los”. É diferente de controle de fluxo.
...