Campo, Potencial E Diferença De Potencial - Corrente Eletrica
Trabalho Escolar: Campo, Potencial E Diferença De Potencial - Corrente Eletrica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cesaraguiar • 13/10/2013 • 753 Palavras (4 Páginas) • 680 Visualizações
Índice
Relatório Parcial 1...................................................................3
Exercícios.................................................................................4
Bibliografia..............................................................................6
Relatório Parcial 1 – Campo, Potencial e Diferença de Potencial.
Fundamentos da Eletrostática
A eletrostática é o ramo da eletricidade que estuda as propriedades e o comportamento de cargas elétricas em repouso. Pode se dizer ainda, que esta área estuda os fenômenos do equilíbrio da eletricidade nos corpos.
O estudo científico mais antigo sobre a eletrostática é o que ocorre com o âmbar amarelo no momento em que recebe o atrito e atrai corpos leves.
O fenômeno foi primeiramente estudado por Tales de Mileto, no século VI a.C. Ele já conhecia a eletrostática e procurava descrever o efeito no âmbar. No século XVI, Gilbert utilizou a palavra “eletricidade”, derivada do grego elektron que era o nome que os gregos davam ao âmbar. Gilbert reconheceu que a propriedade eletrostática não restrita ao âmbar amarelo, mais que diversas outras substâncias também o manifestavam, entre elas diversas resinas, vidros, enxofre, entre outros compostos sólidos.
Otto von Guericke inventou o primeiro dispositivo gerador de eletricidade estática. Esse era constituído de uma esfera giratória composta de enxofre, com o qual foi conseguida a primeira centelha elétrica através de máquinas.
Em 1727, Stephen Gray notou que os condutores elétricos poderiam ser eletrizados desde que estivessem isolados. Charles Du Fay descobriu que existiam dois tipos de eletricidade, a vítrea, e a resinosa, a primeira positiva e a segunda negativa.
Petrus Van Musschenbroek, em 1745 descobriu a condensação elétrica ao inventar a garrafa de Leyden, o primeiro capacitor, que permitiu aumentar os efeitos das centelhas elétricas. Garrafas de Leyden são usadas até os dias de hoje, em máquinas eletrostáticas, como a máquina de Wimshurst.
Benjamin Franklin, com sua experiência sobre as descargas atmosféricas, demonstrou o poder das pontas, inventando o para-raios, porém foi Coulomb que executou o primeiro estudo sistemático e quantitativo da estática, demonstrando que as repulsões e atrações elétricas, são inversamente proporcionais ao quadrado da distância, em 1785. Descobriu ainda o cientista, que a eletrização ocorrida nos condutores é superficial.
Princípios da Eletrostática
Segundo o principio da conservação da carga elétrica, num sistema eletricamente isolado é constante a soma algébrica das cargas elétricas. Já segundo o princípio de atração e repulsão de cargas elétricas, cargas de mesmos sinais se repelem e cargas de sinais opostos se atraem.
Obs.: as cargas não precisam ser iguais para haver repulsão, basta ter o mesmo sinal.
Energia Eletrostática
A energia da eletrostática é a energia fornecida por uma distribuição de cargas elétricas estáticas. Nessa distribuição, o trabalho necessário para mover uma determinada carga de lugar ou adicionar outra, é devido à energia eletrostática armazenada à configuração.
A energia eletrostática também é conhecida como a energia potencial de um sistema, e não deve ser confundida com o potencial elétrico associado à distribuição de carga. Para evitar confusão,
...