Campo Elétrico E Potencial Elétrico
Monografias: Campo Elétrico E Potencial Elétrico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lurdileia • 20/7/2013 • 2.757 Palavras (12 Páginas) • 1.731 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA
CAMPUS DE PINHEIRO
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS
DISCIPLINA: FÍSICA
CAMPO ELÉTRICO E POTENCIAL ELÉTRICO
Pinheiro
2011
BIANCA INGRID MARQUES MOREIRA
CARLOS HENRIQUE PIMENTA PEREIRA
LURDILEIA DE JESUS RODRIGUES FONSECA
MAURO JUNIOR DOS S. MELO
SOLANGE MENDES SILVA
CAMPO ELÉTRICO E POTENCIAL ELÉTRICO
Pinheiro
2011
ÍNDICE
p.
1 INTRODUÇÃO......................................................................................................
2 CAMPO ELÉTRICO E POTENCIAL ELÉTRICO...........................................
3 CONCLUSÃO........................................................................................................
4 REFERÊNCIAS.....................................................................................................
1 INTRODUÇÃO
Convive-se em um grande universo de fenômenos, dentre os quais aqueles estudados pela física, e utiliza produtos cuja a construção e princípios de funcionamento, onde baseiam-se no conhecimento tecnológico elaborado por essa ciência.
Dentre vários fenômenos e grandezas destacamos: campo elétrico e potencial elétrico. Cujo potencial elétrico é a capacidade que um corpo energizado tem de realizar trabalho, já o campo elétrico é a forma simplificada de mostra a Lei de Coulomb.
Da mesma, procuramos estabelecer uma ligação entre esse conjunto de informações na qual tivemos acessos e o conhecimento sistematizado pela física. Com isso esperamos ampliar ou reformular nossos conhecimentos. Para que isto seja possível, tentamos contextualizar o conhecimento entre campo elétrico e potencial elétrico e identificar diferenças existentes entre suas principais teorias.
2 CAMPO ELETRICO E POTENCIAL ELÉTRICO
CAMPO ELÉTRICO
Uma carga elétrica fixa cria ao seu redor uma região de perturbação eletrostática denominada campo elétrico. Quando uma carga de prova q for colocada nesta região, fica sujeita a uma força de interação elétrica.
O campo elétrico não depende da carga de prova, dependendo apenas da carga que o originou, da distância entre ambas e do meio em que elas se encontram. Define-se o campo elétrico E associado a um determinado conjunto de cargas, em termos da força exercida, sobre uma carga teste positiva q em um ponto particular.
Observa-se na figura a cima que na região do espaço ao redor de Q, que passamos a chamar de carga geradora, existe um campo elétrico manifestando-se através da força de repulsão que impulsiona a carga móvel q.
Unidade de campo elétrico no Sistema Internacional SI é Newton por Coulomb
(N/C).
O campo elétrico pode ter pelo menos quatro orientações diferentes de seu vetor devido aos sinais de interação entre as cargas, quando o campo é gerado por apenas uma carga, estes são:
Note na figura anterior que, para as cargas de prova positivas, os sentidos do campo e da força elétrica coincidem, independente do sinal da carga geradora. Já no caso de cargas de prova negativas, os sentidos da força e do campo são sempre opostos.
CAMPO DE VÁRIAS CARGAS
O campo elétrico, devido a várias cargas, é a soma vetorial dos campos criados por cada uma delas, valendo as propriedades da adição de vetores onde é possível determinar um campo elétrico resultante em um ponto desta região. Como exemplo o vetor do campo elétrico resultante será dado pela soma dos vetores e no ponto P na figura a baixo.
LINHAS DE CAMPOS
Também conhecidas como linhas de forças, são segmentos orientados que servem para representar o comportamento do vetor campo eletrico ou magnético, relacionadas às cargas elétricas e imãs, respectivamente. Diz-se que, por exemplo, que o campo elétrico representado pelas linhas de força, “nasce” nas cargas positivas, e “morre” nas negativas.
Na figura abaixo temos campos gerados por cargas positivas, tem linhas de forças divergentes (sentido de afastamento).
Na figura abaixo temos campos gerados por cargas negativas, tem linhas de forças convergentes (sentido de aproximação).
.
CAMPO ELÉTRICO UNIFORME
È o campo que surge entre duas lâminas planas, paralelas, condutoras e carregadas com cargas elétricas de mesmo módulo e sinais contrários.
...