Caracterização da Alumina por Drx
Por: adrielygomes • 2/12/2018 • Trabalho acadêmico • 888 Palavras (4 Páginas) • 259 Visualizações
SUMÁRIO
Resumo........................................................................................................ 3
Introdução................................................................................................... 4
Resultados.................................................................................................... 5
Conclusão.................................................................................................... 6
Referências.................................................................................................. 7
Resumo
A difração de raios X é muito importante na análise das estruturas dos materiais. Esta técnica permite a identificação de compostos cristalinos assim como fornece detalhes a respeito do tamanho, perfeição e orientação dos cristais. Baseando nos princípios básicos dos fenômenos ondulatórios se observa um fenômeno muito interessante.
A alumina é um óxido de alumínio branco ou incolor que ocorre sob duas formas. A forma estável a (alfa) alumina é constituída por cristais hexagonais incolores ou rômbicos. É um dos materiais conhecidos mais duros e largamente utilizado como abrasivo tanto na forma natural como sintética. A sua natureza refratária faz com que o tijolo de alumina seja um material ideal para o revestimento de fornos.
Este trabalho tem como objetivo caracterizar a Alumina pelo método de DRX.
Introdução
A alumina é um dos materiais cerâmicos mais importantes e utilizados atualmente, sendo empregado em várias áreas da engenharia, em aplicações que requerem desde resistência ao aquecimento e ao desgaste como também em áreas como a ótica e nos biomateriais. A grande maioria das propriedades da alumina está associada à sua forma polimórfica alfa (α), que apresenta elevada estabilidade e resistência a ambientes agressivos. A alumina existe em mais de 15 fases cristalográficas metaestáveis distintas, as quais são intermediárias e, levam por tratamento térmico, a sua estrutura mais estável, a alumina α. Já foi observado por diversos autores que alguns fatores como: natureza e tamanho das partículas das matérias primas; grau de desordem ou atividade do material; presença de gases, impurezas e aditivos na atmosfera de calcinação que promovam ou suprimam o crescimento dos cristais ou afetam outras propriedades; rotas e condições de preparação e tratamentos térmicos influenciam na sequência de transição, bem como na fase do óxido de alumínio formado.
A alumina ativada é uma substância granular porosa que é usada como substrato para catalisadores e como adsorvente para a remoção de água de gases e líquidos. A alumina de fundição é responsável por 90% de toda a alumina produzida; é transportado para fábricas de alumínio, onde é eletrolisado em metal de alumínio. A alumina calcinada é feita em uma variedade de produtos cerâmicos, incluindo isoladores de velas de ignição, pacotes de circuitos integrados, implantes ósseos e dentários, utensílios de laboratório, lixas e rebolos e revestimentos refratários para fornos industriais. Estes produtos exibem as propriedades para as quais a alumina é bem conhecida, incluindo baixa condutividade elétrica, resistência a ataques químicos, alta resistência, dureza extrema (9 na escala de dureza de Mohs, a classificação mais alta é 10) e alto ponto de fusão (aproximadamente 2.050 °). C, ou 3.700 ° F).
Para a caracterização da Alumina assim como qualquer outro material, é necessário a utilização de métodos para análises. É crescente o interesse pela área de análise e caracterização de materiais devido à necessidade de seleção adequada do material baseado no desempenho do sistema em estudo. Dependendo das solicitações a que este material ou sistema será submetido, a caracterização poderá abranger a avaliação de propriedades mecânicas, elétricas, bioatividade, imunogenicidade, eletrônicas, magnéticas, ópticas, químicas, térmicas e até mesmos a combinação de 2 ou mais destas propriedades. Esta caracterização de propriedades visa principalmente estimar o desempenho no período de “vida útil” do material, minimizando a possibilidade de degradação e falhas indesejáveis durante a utilização do produto. Existem várias definições para caracterização na literatura, dependendo basicamente do enfoque adotado pelo autor.
...