Cenário do Saneamento
Por: stephaniemares • 1/5/2018 • Trabalho acadêmico • 804 Palavras (4 Páginas) • 151 Visualizações
PUC Minas - Instituto Politécnico (IPUC)
Graduação em Engenharia Civil
Estudo dirigido preparatório para a 1º prova
Saneamento Ambiental
Professora Raquel Sampaio Jacob
Engenharia Civil - 9º Período
ALUNO:________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atenção!
Essa atividade é um referencial para estudo teórico. Objetivando revisar exercícios práticos e de cálculo, refaça as atividades de: projeção populacional; cálculo de vazões doméstica, industrial e de infiltração (mínimas, máximas e médias); carga/equivalente populacional e autodepuração de corpos d’água.
1. Discorra a respeito do atual cenário brasileiro em termos de saneamento básico.
2. Diferencie, apontando vantagens e limitações, os diferentes tipos de sistema de esgotamento sanitário: unitário, separador parcial e separador absoluto. Qual deles é aplicado no Brasil?
3. Qual a metodologia inicial para estudos populacionais e qual a sua importância
4. O que é índice de atendimento e por quais variáveis ele é afetado?
5. Diferencie os quatro diferentes métodos de projeção populacional. Não se esqueça de esclarecer para quais situações cada um deles é mais adequado.
6. O que é população flutuante e de que maneira ela afeta sistemas de abastecimento de água e coleta de esgoto? A população flutuante afeta de maneira diferenciada sistemas compactos e complexos? Porque?
7. Quais fatores influenciam o consumo médio de água?
8. Quais as variáveis podem ser observadas em um gráfico do tipo boxplot? Por que ele é uma maneira interessante de demonstração de resultados?
9. Raciocinando no contexto de caçulo de vazão média, mínima e máxima e considerando os pressupostos do sistema separador absoluto, qual o problema das ligações clandestinas de águas pluviais no sistema de esgoto?
10. Existe, para vazão de infiltração, cálculo de vazão máxima e mínima? Qual é o procedimento nessas duas situações?
11. Quais são os fatores que favorecem o aumento ou redução da vazão de infiltração? De que forma esses fatores influenciam? Como evitar grandes volumes de infiltração?
12. Qual o procedimento a ser adotado para estimativa de vazão industrial em distritos industriais futuros?
13. A temperatura do esgoto é maior ou menor que a temperatura das águas de abastecimento? De que forma a temperatura afeta o tratamento do esgoto e a solubilidade de gases?
14. Qual a relação entre sólidos fixos e voláteis e matéria orgânica? De que forma as análises de sólidos feitas em laboratório auxiliam na seleção de métodos de tratamento de efluentes?
15. O que é DBO e quais as vantagens de utilizá-lo? De que forma esse parâmetro é calculado? Porque o teste é normalmente feito em apenas 5 (cinco) dias?
16. Quais as vantagens e desvantagens do DQO se comparado ao DBO?
17. O que tende a acontecer com a relação DQO/DBO ao longo dos processos de tratamento de esgoto?
PUC Minas - Instituto Politécnico (IPUC)
Graduação em Engenharia Civil
Estudo dirigido preparatório para a 1º prova
18. O que tende a acontecer com a relação DQO/DBO frente a um tratamento de esgoto muito eficiente em comparação com outro menos eficiente?
19. Havendo um substrato 100% biodegradável, qual a relação entre DQO e DBOúltima?
20. É possível uma relação DBOu/DBO5 ou DQO/DBO5 menor
...