Chua circuit
Por: Gustavo Dantas • 18/12/2015 • Seminário • 451 Palavras (2 Páginas) • 356 Visualizações
Controle Multivariável
Gustavo Dantas Ferreira (094450007)
Q1.
O modelo dinâmico linear que descreve a quantidade de poluente nos lagos é dado pela matriz de transição dos estados A abaixo em que o primeiro e segundo estados são as concentrações de poluentes nos Lagos Norte s Sul em metros cúbicos, respectivamente.
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
Q2.
De modo simplificado o Circuito de Chua é o mais simples possível circuito eletrônico de comportamento caótico [1], de forma específica, esse circuito é composto por uma rede de elementos lineares passivos conectados a um componente não-linear ativo com uma não linearidade simples, conhecido como diodo de Chua. Tal circuito é apresentado na Figura 01 abaixo:
[pic 4]
Figura 01 – Circuito de Chua
Como se pode ver na Figura 2 da curva I-V do diodo de Chua mostrada a seguir, existem três regiões lineares sendo duas externas e com o mesmo coeficiente angular m1 e uma central, que passa pela origem, com inclinação mais acentuada m0.
[pic 5]
Figura 2 – Curva I-V, característica do diodo do circuito de Chua
Devido às características específicas das admitância e resistência é possível afirmar que uma das características do circuito de chua é que ao invés de dissipar, este fornece energia ao sistema.
As equações dinâmicas que regem o Circuito de Chua iniciam-se da proposição de que a corrente elétrica é a taxa de variação da carga elétrica no tempo
[pic 6]
sendo dada em um capacitor como:
[pic 7]
Por meio da Lei de Kirchhoff, pode-se obter ainda:
[pic 8] [pic 9]
Explicitando-se as derivadas, obtém-se:
[pic 10] , [pic 11] e analogamente para C2
A partir da escolha conveniente de variáveis paramétricas que permitem a redução da equação, obtém-se as relações abaixo que em que cada parcela representa uma parte linear da curva apresentada na Figura 2:
[pic 12]
Assim, as derivadas obtidas anteriormente podem ser reescritas como:
[pic 13]
[pic 14]
[pic 15]
[pic 16]
Em que:
[pic 17]
Os gráficos 01 e 02 abaixo retirados da referência [2] apresentam o comportamento no tempo e para diferentes valores de resistência para sistemas caóticos e não caóticos respectivamente:
Gráfico 01
[pic 18]
Gráfico 02
[pic 19]
[1] “The double scroll family, Parts I and II”. Chua et. al. IEEE Trans. On Circuits and Systems. Vol. CAS-33, no. 11, pp. 1073-1118, 1986.
...