Clp Na Industria
Monografias: Clp Na Industria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sandermaycon • 19/11/2014 • 581 Palavras (3 Páginas) • 338 Visualizações
4.3 Programa Supervisório.
Assim como as IHM´s, os programas Supervisórios podem ser utilizados para a monitoração e modificação de parâmetros dentro de um CLP.
Seu sistema funciona a partir de um computador comum, que através do Mouse ou Teclado, o usuário possa acessar qualquer parâmetro dentro de um sistema automatizado.
4.3.1 Princípio de programação:
Inicialmente, programa-se uma tela com o desenho do sistema supervisionado, como mostrado na figura 7.3.1:
Fig. 4.3.1: Tela com o desenho do sistema supervisionado
Com a figura criada, basta acrescentar os mostradores de valor, indicadores de preset´s, botões de acionamento, associando o número do registrador do CLP a cada elemento da tela.
Com um simples toque de mouse sobre o mostrador da variável, esta permite sua alteração.
Outra possibilidade, é a criação de várias telas inter-relacionadas permitindo a fragmentação do processo supervisionado. Em um sistema predial, cada tela poderia representar um pavimento ou sala.
Neste sistema, devido a utilização um computador comum e além de possuir as mesmas possibilidades de uma IHM, pode-se gerar banco de dados de registros, o que permitiria, por exemplo, armazenar o consumo diário de água de vários apartamentos durante um ano.
Não se pode pensar que, utilizando um sistema supervisório, o usuário não necessite de IHM, pois suas aplicações possuem algumas características como relacionado abaixo:
IHM:
- Possui robustez para serem empregadas em ambientes hostis sujeitos a umidade, poeira, ruídos de rede, etc.
- Por não possuir elementos mecânicos como winchester, não estão sujeitas a erros de leitura e interpretação do programa nelas instalados.
- Não permitem armazenar dados para bancos de dados.
- Têm tamanho físico reduzido, o que facilita sua instalação em painéis, puptos, etc..
Programas Supervisório:
- Possuem estrutura delicada, e devem ser instalados em computadores (de preferência industriais) em sala especialmente preparada (temperatura controlada) e sistemas de No-break.
- Exigem grande espaço físico na instalação. (no mínimo 2m2).
- Permitem armazenar grandes bancos de dados.
- Permitem animações.
- Possibilidade de utilização para a finalidade de computador.
Possuem grande capacidade gráfica.
5. CONCLUSÃO
Este trabalho é apenas o início de um caminho que deverá ser trilhado, para chegar aos detalhes que cada profissional necessita para o desenvolvimento de um sistema.
É muito importante o desenvolvimento
...