Cobit
Resenha: Cobit. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CharlesAlves • 24/9/2013 • Resenha • 276 Palavras (2 Páginas) • 469 Visualizações
Assim, a estrutura do COBIT permite avaliar o desempenho dos processos de TI por meio dos indicadores de resultado (outcome measures) e por meio dos indicadores de desempenho (performance indicators), além de também contar com um modelo de maturidade para análise de GAP entre o nível atual de maturidade dos processos de TI e o nível desejado pela empresa.
A excelência operacional dos processos de TI é alcançada por meio da busca pelos objetivos de cada atividade dos processos.
Os processos, por sua vez, são controlados por meio dos objetivos de controle do COBIT, que são implementados através de práticas de controle.
Assim, os objetivos de controle podem ser traduzidos em diretrizes de auditoria que são então utilizadas para auditar os processos de TI.
Definir o escopo da auditoria é fundamental demensionamento do esforço necessário para executar este processo de controle. Para que isso seja feito de maneira adequada, é importante levar em conta a preocupação com os processos de negócio, plataformas, sistemas e seu relacionamento com o suporte aos processos de negócio e, finalmente, as funções e responsabilidades na estrutura organizacional.
O próximo passo é identificar requisitos de informação relevantes para os processos do negócio. Para isso é fundamental entender qual é a relevância de cada processo.
Na sequência, é necessário identificar os riscos de TI inerentes aos processos além de um nível de controle abrangente.
Aqui deve ser levado em consideração quaisquer mudanças recentes ou incidentes que impactaram o negócio ou o ambiente de TI, resultados de auditorias anteriores, autoavaliações e certificações que a empresa venha a ter como, por exemplo, a ISO 20.000. Além disso, também é importante avaliar os controles de monitoração que são aplicados pela administração da empresa.
...