TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparação Entre WiMAX 802.16-2004 E 802.16e

Ensaios: Comparação Entre WiMAX 802.16-2004 E 802.16e. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  5.703 Palavras (23 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 23

Comparação Entre WiMAX 802.16-2004 e 802.16e

Anderson de Jesus Quirino

Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Estado de Mato Grosso - FUNDETEC

Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso – CEFET-MT

Rua Zulmira Canavarros, 95, Centro, CEP: 78.005-200, Cuiabá, MT

BRASIL

E-mail: anderson_jesus_344@hotmail.com

Resumo

WiMAX é uma tecnologia de rede metropolitana sem fios banda larga que suporta acesso fixo, nomádico, portátil e móvel. Para satisfazer a estes diferentes tipos de acessos, foram definidas duas versões de WiMAX. O primeiro, baseado no padrão IEEE 802.16-2004, otimizado para acessos fixo e nomádico com e sem linha de visada direta e utiliza multiplexão por divisão de freqüência ortogonal – OFDM; o segundo, baseado no padrão IEEE 802.16e, otimizado para garantir portabilidade e mobilidade. Prove suporte para handoff e roaming e utiliza múltiplo acesso por divisão de freqüência ortogonal escalável – SOFDMA, uma técnica de múltiplas portadoras que utiliza subcanalização. Este artigo dá uma visão geral dos dois tipos de WiMAX e compara essas tecnologias em termos das características técnicas, funcionamento, aplicações e perspectivas de mercado. O artigo aborda também a tecnologia WiMAX como meio de inclusão digital.

Palavras-Chave:, IEEE 802.16-2004, IEEE 802.16e, WiMAX, OFDM, SOFDMA e Inclusão Digital.

Abstract

WiMAX is a net technology metropolitan without wires broadband who supports fixed, nomadic, portable and mobile access. To satisfy these different types of accesses, two versions of WiMAX had been defined. The first one, based in standard IEEE 802,16-2004, is optimized for accesses fixed and nomadic with and without line of sight and uses Orthogonal Frequency Division Multiplex – OFDM. As the type is based, in the IEEE standard 802.16e, is optimized to guarantee portabilidade and mobility. It proves support for handoff and roaming and uses Scalable-Orthogonal Frequency Division Multiplex Access - SOFDMA one carrying multiple technique that uses subchannelization. This article of the one general vision of the two types of WiMAX and compares these technologies in terms of the technical characteristics, functioning, applications and perspectives of market. The article also approaches the WiMAX technology as middle of digital inclusion.

Key-words: IEEE 802.16-2004, IEEE 802.16e, WiMAX, OFDM, SOFDMA e Inclusão Digital.

1 Introdução

WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access – Interoperabilidade Mundial para Acesso por Microondas) é uma certificação de rede metropolitana sem fios banda larga que identifica equipamentos compatíveis com o padrão IEEE 802.16, garantindo interoperabilidade entre os diversos fabricantes.

Nos últimos anos, WiMAX ganhou grande popularidade, aumentou o número de pesquisas sobre essa tecnologia e desponta como um significativo potencial no mercado. Devido à possibilidade de acesso banda larga sem fio para áreas rurais e metropolitanas, WiMAX vem se apresentando como alternativa aos tradicionais acessos por ADSL e TV a cabo [2].

O padrão 802.16-2004, que possibilita o acesso fixo e nomádico, foi ratificado em junho de 2004, e equipamentos certificados passaram a estar disponíveis em janeiro de 2006. No acesso fixo, o usuário ocupa uma única posição, podendo escolher a melhor estação base WiMAX para obter a conexão. No acesso nomádico, o usuário pode mover de um setor para outro, dentro da mesma rede estabelecendo uma nova sessão controlada pela rede.

As principais aplicações do WiMAX fixo utilizadas por WISPS (Provedores de Serviço de Internet Sem Fios) são do tipo backhaul e última milha. Backhaul é uma infra-estrutura formada por enlaces que interligam estações bases WiMAX, principalmente entre o provedor e o ponto de presença e entre este e o núcleo da rede. Última milha é o último braço entre o provedor e o usuário, é o sinal WiMAX chegando ao ponto de acesso do usuário final.

No padrão 802.16e chamado também de WiMAX móvel foi acrescentada a portabilidade onde o usuário poderá se mover com velocidades maiores que o acesso nomádico do 802.16-2004 e mantendo a conexão durante a passagem de uma área para outra e até mesmo entre redes diferentes e a mobilidade semelhante ao acesso portátil, mas com suporte a clientes móveis, a velocidades de até 100 Km/h [15].

A ratificação do padrão IEEE 802.16e demorou por várias questões. Em debates, principalmente do Grupo de Trabalho do IEEE, havia um confronto entre os que queriam suporte à compatibilidade com o padrão fixo e os que preferiam a rápida evolução do WiMAX móvel em detrimento da compatibilidade. Por esses e outros motivos o WiMAX móvel foi ratificado só em dezembro de 2005, e os equipamentos deverão estar disponibilizados para o mercado no final de 2007[2].

A arquitetura WiMAX consiste de sistemas de rádios para tráfego de dados, podendo ser sem linha de visada (Non Line of Sight) com freqüências que variam de 2 GHz a 11 GHz, e com linha de visada (Line of Sight) com freqüência de até 66 GHz que possibilita maior taxa de dados sem grandes perdas ou erros.

Fonte: [3]

Figura 1 – WiMAX com linha de visada e sem linha de visada

As bandas utilizadas podem ser simétricas, cuja taxa de download e upload são iguais, para aplicações como voz e vídeo, e assimétricas, cuja a taxa de download é maior que upload para aplicações IP. O TDD (Time Division Duplex) permite acomodar os dois tipos de taxa de forma otimizada. As modulações OFDM e SOFDMA otimizam as reflexões do sinal nos prédios em cidades. Embora haja limitações, na maioria dos casos, essa técnica auxilia na cobertura [7].

A tecnologia WiMAX pode ser utilizada tanto em residências como em pequenas e médias empresas, substituindo as tecnologias tradicionais banda larga utilizadas atualmente, principalmente em áreas remotas.

Em relação ao mercado tanto residencial como cooperativo, o WiMAX encontra-se muito promissor, tendo em vista que as empresas que optaram em investir nela estão muito otimistas em relação ao seu sucesso. Dentre as possibilidades de ganhos com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com