Comparação das habilidades básicas dos negociadores
Tese: Comparação das habilidades básicas dos negociadores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Liliansp • 23/4/2014 • Tese • 302 Palavras (2 Páginas) • 234 Visualizações
Mapeamento das habilidades essenciais dos Negociadores:
Associação de Moradores do Bairro
Líder: Carlos Henrique
Estilo: Ardiloso (desconsideração + deferência)
Características: Chegar a qualquer resultado. Existe a ideia de que as pessoas não podem ser influenciadas pelas ações dos outros. Concentra-se em procedimentos e regras.
Tática: Abstenção caracterizada pelo adiantamento e atraso.
Tática da falsa retirada: impressão de estar cedendo ou estar em posição de subordinação.
Negociador fica superconfiante e empolgado, gastando tempo, esforço e energia. Oponente de estilo ardiloso recomeça como se nenhum progresso tenha ocorrido. Não se deve deixar que a retirada aconteça de nenhuma maneira, fazendo um resumo dos acontecimentos à medida que progridem.
Apresentação de informações seletivas: informações de apoio, agrupadas quantitativamente com excesso de detalhes, para ocultar ausência de dados específicos.
Apresentação de virtudes para encobrir fraquezas: oponente de estilo ardiloso procura atribuir qualidade à sua posição para obter paridade. Resposta: abstenção e humor. Excessivo prolongamento do tempo para solucionar a questão.
Ataques em questões pessoais: paciência na resposta dá ao oponente de estilo ardiloso a refletir e medir sua resposta com menos influência emocional. Equanimidade é resultado da experiência, com a pessoa tendo autocontrole e sendo menos impulsiva.
Gravadora
Negociador: Jorge Andrade
Estilo: Confrontador (confiança + controle)
Característica: Procura a equidade. Contesta as questões enquanto procura chegar a um acordo sólido. Existe a ideia de que as pessoas irão colaborar em vez de obstruir.
Tática: Colaboração e confronto, com ênfase no envolvimento do negociador.
Aprecia a necessidade de contestar as questões enquanto trabalham mutuamente com o outro lado para chegar a um acordo sólido.
Sua opinião é de que as pessoas irão colaborar em vez de obstruir, caso essa opção exista.
O objetivo do negociador é o melhor acordo global nas circunstâncias dadas. Esse acordo teria um forte apoio do compromisso mútuo para ser aprovado.
Tática dos limites reais: definir e estabelecer limites para ambas as partes, para a negociação avançar e obstruir itens desnecessários
...