Comportamento Oganizacional
Dissertações: Comportamento Oganizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Daynhan • 27/5/2013 • 1.698 Palavras (7 Páginas) • 338 Visualizações
SUMÁRIO
1 Introdução........................................................................................................................4
2 Desenvolvimento............................................................................................................4
2.1 Definição de Comportamento Organizacional......................................................4
3 Velocidade e Efeitos das Mudanças nas Organizações..........................................6
3.1 Efeitos da Inovação para as Empresas...................................................................7
4 Principais características de uma equipe..............................................................7
5 Eficiência e Eficácia e a Importância da Comunicação..................................8
5.1 Eficiência e Eficácia........................................................................................8
5.2 Comunicação.................................................................................................8
6 Conclusão.........................................................................................................9
7 Referências Bibliográaficas...........................................................................10
1. INTRODUÇÃO
A administração de uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o funções básicas de gerencia, como planejar, organizar e controlar. Atualmente, requerem maior habilidade humana.
A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional.
Isto é, investigam as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.
O estudo do Comportamento Organizacional nos oferece poderosas ferramentas em face da complexidade gerada pela diversidade, globalização, qualidade total e as contínuas mudanças ocasionadas pelas alterações rápidas em vários segmentos da sociedade.
Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura contingencial, considerando várias situações para entender as relações de causa e efeito. Assim, caso por caso, são examinadas as relações com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura.
Pode-se dizer, então, que Comportamento Organizacional é um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos nas organizações.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Podemos definir Comportamento Organizacional como uma ‘cultura’ que é transpassada para as pessoas, com intuito de melhor o convívio dentro de empresas, padronizarem uma forma de comportamento e satisfazer clientes.
O comportamento Organizacional é importante porque se baseia nas considerações dos seres humanos, suas necessidades e gostos. E tem como empenho, superar pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e sociais.
Com foco no estudo do comportamento humano, com ênfase em ações e atitudes de cada individuo. Com foco em atingir a cidadania organizacional.
O Comportamento Organizacional Explica razões que determinam fatos, acontecimentos e fenômenos. Prevê Eventos Futuros, e através de uma ação especifica, estabelece resultados.
Controla a contribuição integrante do comportamento humano nas organizações.
Identifica-se especificamente com estudo de pessoas/grupos e interações nas estruturas organizacionais, mediante suas ações e reações, voltadas para os aspectos de desempenho, motivação, comunicação, aprendizagem, liderança mudanças e desafios de seus colaboradores. Abrangendo conhecimento em psicologia, sociologia e administração; com foco em quatro tipos de comportamento: Produtividade, Absenteísmo, rotatividade e Cidadania Organizacional. Preocupa-se com a Eficácia e Eficiência no Trabalho.
A melhoria das habilidades humanas gera motivação, satisfação no trabalho, comunicação eficiente, liderança, etc. Deve-se ter qualificação e compreensão de culturas, aceitando todos os tipos de raças existentes, condições sexuais, religião, deficiências, etc.
Deve-se fortalecer as pessoas, e dar poder para realizar, influenciar e melhorar não só na vida pessoal, mas nas organizações principalmente. A criatividade é um ponto chave para a inovação e mudanças, onde algumas empresas influenciam o mundo inteiro por isso.
O temperamento das pessoas pode afetar a imagem das organizações; o Comportamento Organizacional é aplicado supostamente para ensinar as pessoas a separarem vida pessoal da vida profissional, cautela nas palavras e em ações é excepcional. Ter equilíbrio pessoal e profissional é fundamental para a satisfação de ambas as partes.
2.2 CONCEITOS E VISÕES DO COMPROTAMENTO ORGANIZACIONAL
O comportamento organizacional é analisado por perspectivas diversas na literatura especializada em Teoria das Organizações.
Para Van de Ven e Astley (1981), estas perspectivas podem ser agrupadas ao considerar-se dois níveis de análise.
O primeiro nível refere-se ao foco nas características organizacionais:
- o micro preocupa-se com as organizações individualmente e com o seu interior;
- o macro examina populações, redes e comunidades de organizações.
O segundo nível relaciona-se com comportamento da organização frente às mudanças ambientais:
- no Determinismo o ambiente influencia e restringe as ações organizacionais;
- no Voluntarismo as organizações, de
...