TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compostagem industrial

Por:   •  20/11/2015  •  Seminário  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 4

A decomposição é pelo menos tão antiga como o solo. A compostagem sempre ocorreu, muito antes de existirem pessoas para observá-la, em cada floresta, em cada prado, em cada pântano, lodaçal, savana ou estepe do mundo. A prática moderna de compostagem é nada mais do que uma aceleração e intensificação dos processos naturais. É assim a reciclagem, à escala familiar dos resíduos orgânicos da sua cozinha e da sua horta ou jardim.

O equipamento completo para que você possa fazer sua compostagem em casa ou apartamento são as três caixas de compostagem, um garfo de jardim, uma lixeira de pedal exclusiva para o resíduo orgânico e um balde de 60 litros.

[pic 1]

A compostagem domiciliar feita através das caixas de compostagem funciona da seguinte forma:

 As três caixas de cima para baixo temos: 

[pic 2]

 

a primeira caixa, será sempre a caixa onde você ira depositar periodicamente seu resíduo organico, para iniciar a sua compostagem coloque uma camada de 2 dedos de serragem no fundo da caixa. 

 

[pic 3][pic 4]Quando sua lixeira destinada para os orgânicos estiver cheia você ira esvazia-la aqui nessa caixa e  ira cobrir os resíduos com mais uma camada fina, de um a dois dedos de serragem, esse paço a paço se repetira até a caixa estar completamente cheia. 

 

As camadas de resido húmido e serragem (resíduo seco) fazem o equilíbrio necessário para que a compostagem funcione bem…

 Algumas observações:

Se a compostagem ficar seca demais, (excesso de serragem), o processo de compostagem ficara lento, prolongando o tempo que seu resíduo demorara em ficar pronto.

Se a compostagem ficar molhada de mais (falta  de serragem) ela apresentara cheiro de amônia começarão a nascer pequenas larvinhas brancas.

Caso isso aconteça não entre em pânico o cheiro de amônia é facilmente remediado com o acréscimo de mais serragem e uma boa mexida no composto para que se oxigene e se possa misturar a serragem também nas partes mais profundas do composto, onde provavelmente vai estar maior o foco de humidade, as larvinhas também não são nenhum mostro ou parasita sangue suga, elas nascem em lugares demasiadamente húmidos e também somem assim que o composto for revirado e com o acréscimo da serragem.

O equilíbrio entre partes húmidas e secas só se aprende na pratica, então não desanime se a principio surja problema como esse, aprenda e remedia-los e perceba onde esta o erro, em pouco tempo você estará dominando essa mistura de maneira natural e esse processo passara a ser parte cotidiana da sua vida.    :)

(A dica é que você  comece a faze as camadas de resido húmidos e serragem já na lixeira.).

[pic 5]

[pic 6]

 

Todos os dias jogue um “punhado” de serragem dentro da lixeira, assim ela não ficara húmida em excesso e ira acelerar o processo de compostagem, facilitando também o manuseio da mistura dentro da caixa.    :)

 

Quando as camadas de resíduo e serragem chegarem ao topo da caixa ela ira trocar de lugar com a caixa de baixo, então a caixa onde você estava colocando seu resíduo passara a ser a caixa que ficara no meio das três caixas e  a caixa do meio será agora a primeira.

[pic 7][pic 8]

Se você estiver iniciando o processo de compostagem pela primeira vez a caixa do meio que agora passou  a ser a primeira caixa, estara vazia, então você poderá fazer a mesma coisa que fez com  a primeira, camadas de resíduo orgânico húmido e serragem, ate a caixa ficar completamente cheia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (190.2 Kb)   docx (128.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com