Compressor
Por: Adriano Pantaroto Magalhães • 27/9/2015 • Trabalho acadêmico • 531 Palavras (3 Páginas) • 248 Visualizações
- INTRODUÇÃO
O ar comprimido vem sendo usado atualmente na maioria das indústrias, alimentícia, noveleira, metalomecânica, entre outros. Aplicada para gerar movimento , força ou ambos, como maquinas e ferramentas.
Tua aplicação é segura, limpa, econômica e possui funções insubstituíveis.
O presente trabalho tem por intuito dimensionar um compressor que atenda as exigências de funcionamento de uma empresa de montagem de transformadores. As informações apresentadas são meramente para fins educacionais.
- DIMENSIONAMENTO DO EQUIPAMENTO
Para definir com clareza estes aspectos que levam ao correto dimensionamento do equipamento, deve-se analisar uma série de questões que esclarecerão a necessidade específica para uso do compressor.
2.1 CONSUMO DE AR COMPRIMIDO
O que definira o consumo de ar, são os elementos consumidores. Como cilindro, ferramentas, maquinas, válvulas, etc. Para a situação estudada iremos levantar a quantidade e a vazão de cada ferramenta pneumática do processo.
[pic 1]
PCM – pés cubico por minuto - 0,04 l/min
L/MIN – Litros por minuto – 28,32 pcm
Dados de vazão retirado do fabricante de ferramentas pneumática PUMA.
2.2 PRESSÃO
Para melhor desempenho das ferramentas , a rede de ar comprimido devera dispor de uma pressão superior a 6 bar. Pois as ferramentas necessitam de uma pressão de trabalho de 6 bar, por isso o ideal é que os compressores apresente uma pressão de pelo menos 8 bar para atender bem todas as ferramentas no horário de maior consumo.
2.3 REGIME DE TRABALHO
Definimos que o regime de trabalho das ferramentas serão no decorrer já jornada de trabalho de 8 horas, nas seguinte forma:
Chave de catraca 50%
Parafusadeira 70%
Lixadeira 25%
Chave de impacto 45%
[pic 2]
Para fins de perda de ar na rede, válvulas , futuras ampliação e etc. Iremos acrescentar 30% para vazão necessária. Correspondendo assim em 238 pcm ou 6.737,32 l/min.
- FABRICANTE E MODELO
Verificando os catálogos dos fabricantes disponíveis, visualizamos que para esta aplicação deveremos direcionar nossa analise nos compressores parafuso.
Pois oferecer a vazão e pressão que necessitamos, também apresenta melhor perfumasse de trabalho, economia na manutenção, menos paradas no processo e economia de energia.
Em consulta a catálogos levantamos tres Fabricante SCHULZ, Kaeser e Atlas copo.
- COMPRESSORES
SCHULZ – MODELO 4075 FELX
56 kw
250 PCM
Pressão max. 10 bar
KAESER
45 kw
250 pcm
Pressão Max. 10 bar
ATLAS COPOS – AQ 45
56 KW
250 PCM
Pressão max. 10 bar
Segue em anexo catálogo para mais informação.
- CENTRAL DE AR COMPRIMIDO
Componente necessários para uma central de ar comprimido:
01 – compressor
...