Compressores
Por: julianojfp • 23/9/2015 • Projeto de pesquisa • 357 Palavras (2 Páginas) • 281 Visualizações
Etapa 1
Passo 1
Resumo da teoria dos compressores com base na apostila cedida.
O ar apesar de não visível, inodoro e incolor; podemos senti-lo e assim, facilmente percebemos com clareza que ele ocupa lugar no espaço.
Não diferente de outros gases, o ar tem como propriedade ocupar todo o volume de qualquer recipiente e também podemos provocar a redução de seu volume usando uma de suas características, a compressibilidade, ou seja , o ar reduz seu volume quando sujeito a uma ação de força exterior.
O ar também possui como propriedade a elasticidade, que o permite voltar ao seu volume inicial quando não sujeito à ação de uma força exterior e a difusibilidade que o permite misturar-se homogeneamente com outro gás que não esteja saturado.
O equipamento que gera a força externa usada na compressão do ar é o chamado compressor que é basicamente uma máquina projetada para, como o próprio nome diz, comprimir algum tipo de fluido em estado gasoso, e isso acontece por meio de um aumento na pressão no interior do aparelho. Dessa forma é possível liberar esse fluido com grande força, proveniente dessa pressão.
O objetivo de um compressor é pressurizar o gás, que implica em aumentar sua entalpia. Normalmente o processo é praticamente adiabático, mas acontece geração interna de entropia devido a viscosidade do gás que produz perdas por atrito interno.
Segundo os princípios de trabalho podemos classificar os compressores em: Deslocamento Positivo e Deslocamento Dinâmico. Os principais compressores utilizados para ar comprimido são mostrados na imagem a seguir:
[pic 1]
O tipo de compressor é especificado em função das exigências demandadas pelos processos, quais serão as ferramentas usadas e quais os equipamentos pneumáticos que serão aplicados. Para definir com clareza a correta seleção do compressor é necessário saber: Equipamentos pneumáticos que serão utilizados; quantidade; ar efetivo consumido por equipamento; pressão de trabalho; adotar somente uma unidade para pressão, além de parâmetros como a quantidade, tipo de ferramenta, consumo, fator de carga, consumo estimado e pressão de trabalho.
É importante que sejam definidas as pressões de trabalho máxima e mínima que atendam ao sistema e o fator carga de trabalho a que estarão submetidas todas as ferramentas e os equipamentos.
...