Comunicação
Ensaio: Comunicação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Maribxsantana • 24/4/2014 • Ensaio • 390 Palavras (2 Páginas) • 147 Visualizações
Questão 1 (valor: 2,4)
Identifique, no texto 3, três conectores que são responsáveis pela ligação entre os períodos e, consequentemente, pela produção do sentido textual. Depois, aponte qual é o sentido produzido por cada um desses elementos.
RESPOSTA 01:
1° - “... isso é indiscutível.“ - Explicação
2º - “Seus títulos, campeonatos, jogadores e os mais diferentes gritos.” - Aditiva
3º - “... o gigante acordou.” - Substituição
Questão 2 (valor: 2,6)
a) Elabore um cartaz (valor: 0,6), com ilustrações (valor: 0,25) e uma frase (valor: 0,25) que retrate as ideias defendidas na ilustração 1 e do que foi lido nos textos 1 a 6. Utilize as funções da linguagem apelativa/conativa (valor: 0,5) e referencial (valor: 0,5) na sua produção.
b) Na ilustração 1, há dois erros de língua portuguesa. Sublinhe um desses (valor: 0,25) e reescreva-o na frase como deveria ser na forma correta (valor: 0,25).
RESPOSTA 02.a:
RESPOSTA 02.b:
2013: O ano em que o Brasil cansou de gritar por gols e decidiu gritar por direitos.
Questão 3 (valor: 5,0)
Considere que os textos 1 a 6, bem como o da ilustração 1, foram publicados na revista fictícia intitulada Acorda Brasil!. A partir dessas produções textuais, escreva à referida revista, mais especificamente para o espaço denominado de “carta do leitor” (valor: 0,5), posicione-se contra ou a favor das manifestações que estão ocorrendo no Brasil (valor: 1,0). Use para tanto o tipo textual argumentativo e o descritivo (valor: 0,5 para cada, total: 1,0); sublinhe um exemplo de cada um desses (valor: 0,5 por cada exemplo apontado, total: 1,0). Use a função emotiva (valor: 0,5), coloque os itens indicadores dessa em cor verde e em negrito (valor: 0,5). Lembre-se de adequar a sua linguagem ao destinatário do seu texto (valor: 0,5). Esta produção não deve ultrapassar 10 linhas (corpo do e-mail).
RESPOSTA 03:
Trata-se de uma revolução social, que eu, particularmente, ansiava há muito tempo... E, de repente, não mais que de repente o gigante, conhecido como "país do carnaval e do futebol" acorda em pleno campeonato. Desqualifica o futebol, identifica a verdade e, como se fosse no carnaval, coloca o seu povo nas ruas, clamando pelo resgate dos seus direitos, pelo fim das mentiras. Alguns acreditam q não passará de uma chuva... Mas eu estou com esperança: o povo, os jovens, já viram q têm força, que podem protestar, organizar-se... Enfim, vão ter q andar na linha... vai ser difícil enganar... Estou acreditando.
...