TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação E Linguagem

Exames: Comunicação E Linguagem. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 3

O Voto

O ato de discursar sempre existiu desde Aristóteles até os dias atuais. Em nossa sociedade sempre houve a necessidade de discursar para que cada um pudesse expor e defender seus ideiais.

Com o passar dos anos, esse ato de discursar passou a ser utilizado pelos políticos para estes mostrarem à população os seus planos para um futuro melhor, pelo menos aos olhos e aos interesses deles. Nos discursos, os políticos mostram um mundo todo maravilhoso, inventam e prometem um monte de mentiras e dizem que vão fazer e acontecer, falam de uma realidade que não existe e nem existirá, e muito menos que condiz com o que vive a maioria dos cidadãos no seu dia-a-dia.

São nesses momentos que eles iludem seus eleitores para conseguirem votos e conseguirem a tão sonhada candidatura. Mas e depois de eleitos o que acontece com aqueles que os elegeram? Absolutamente nada! A vida continua igual e até pior do que estava, pois os juros aumentam, os impostos aumentam, as mercadorias sobem os preço, enfim, tudo sofre inflação. E no final das contas, acabamos pagando o salário daquele que elegemos. E nós cidadãos o que fazemos para mudar isso? Nada, nada. Continuamos votando nos mesmos políticos corruptos e depois de alguns meses eleitos e que não mostraram serviço nenhum, colocamos a culpa em tudo menos naqueles que o elegeram arrumando várias desculpas: porque ele (candidato) entrou a pouco tempo e ainda não deu tempo de fazer nada; porque as coisas já estavam ruins quando ele assumiu; que fulano ou cicrano que tem a culpa, todos tem culpa menos quem o elegeu que também teve o direito de manifestar sua insatisfação através do voto, e não o fez, porque o pensamento de que só um voto não irá resolver sempre predomina na mentalidade da maioria dos eleitores.

Um exemplo recente disso são as recentes eleições, onde elegeu-se um candidato A para assumir a presidência da República e agora querem o seu impeachment. Isso é certo? Não! Para isso existe a eleição, para decidir se muda ou continua do jeito que está. Se existiu uma eleição e a maioria decidiu que do jeito que está, está bom, temos que concordar com essa maioria, se alguma coisa não agradou nas campanhas eleitorais e os argumentos desse candidato não convenceu, antes da eleição tinha que ter organizado movimentos, passeatas e provado com todos os argumentos que esse candidato não era o ideal, e isso que aconteceu nessas eleições é o que acontece na maioria dos fatos importantes, sempre fica-se na expectativa que alguém vai fazer alguma coisa para mudar a direção dos acontecimentos e espera-se de braços cruzados essa mudança. O vontade de mudar tem que partir de todos e não apenas de uma pequena minoria.

Precisa-se ter muito cuidado como julgamos o que é importante nos discursos, pois sabemos que as mentiras existem e são elas que iludem muitas pessoas. Se as pessoas se conscientizassem mais da realidade da vida política de seu país e protestassem através do voto (não votando no candidato mentiroso), o voto seria uma arma poderosa para mudar um país, para buscar algo melhor para todos, pois os políticos pensariam várias vezes antes de enganar e iludir seus eleitores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com