Conceito de ciência Calorimetria
Artigo: Conceito de ciência Calorimetria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 05091990 • 19/9/2014 • Artigo • 441 Palavras (2 Páginas) • 393 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Na natureza encontramos a energia em diversas formas. Uma delas, que é muito importante, é o calor. Para entendê-lo, pense em uma xícara de café quente sobre a sua mesa. Após algum tempo esse café estará frio, ou melhor, com a mesma temperatura que o ambiente. Esse fenômeno não é uma exclusividade da xícara de café quente, mas ocorre com todos os corpos que estão em contato de alguma forma e com temperaturas diferentes.
Calorimetria é a ciência que estuda calor. Calor é uma forma de energia em trânsito, ou seja, é a energia transferida de um corpo de maior temperatura para um corpo de menor temperatura. Em um sistema isolado, o calor é transferido de um corpo de maior temperatura para um corpo de maior temperatura ate que o equilíbrio térmico seja atingido.
Quando um determinado corpo troca energia em forma de calor com outro determinado corpo, esta energia trocada pode provocar uma variação de temperatura, se tivermos ainda m em gramas de uma certa substância, e ainda c o seu calor especifico podemos correlacionar assim:
Q = m.c.∆T (eq. 1)
Onde:
• Q é a quantidade de calor,
• c é o calor especifico que é a quantidade necessária para que 1g de uma substancia sofra variação para 1ºC.
• ∆T a variação de temperatura.
Já a capacidade térmica depende diretamente da massa do corpo e, portanto, pode ser calculada da seguinte forma:
C =c.m
Daí pode-se concluir então que:
Q= C. ∆T
ou seja,
Q= m.c. ∆T = C. ∆T
Uma amostra de água de massa m, de uma substancia de calor específico c, aquecida a uma temperatura T, seja mergulhada em uma massa m’ de água contida em um calorímetro, cujas paredes são adiabáticas, não permite trocas de calor com o exterior, de capacidade térmica C. A água e o calorímetro estão inicialmente à temperatura T0 < T. Após estabelecer-se o equilíbrio térmico, o sistema atinge a temperatura Tf, a quantidade de calor perdida pela amostra de água quente será cedida à água fria e ao calorímetro, de modo que:
Qcalorimetro+ Qágua fria+ Qágua quente = 0
recebe recebe perde
Temos,
[m.c.(Tf+Ti)]aq + [m’.c.(Tf+Ti)]af + [C (Tf+Ti)]cal = 0
Em que:
m: massa da água quente
m’: massa da água fria
c: calor especifico
Ti: temperatura inicial
Tf: temperatura final
C: Capacidade térmica do calorímetro
...