Constituição, Abertura E Funcionamento De Empresas
Monografias: Constituição, Abertura E Funcionamento De Empresas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cscd • 5/12/2014 • 1.916 Palavras (8 Páginas) • 310 Visualizações
Direito empresarial e tributário - Aula tema 5
1 - O principal preceito norteador da Lei de Falências é o princípio:
RESPOSTA CORRETA: da preservação da empresa.
COMENTÁRIO: Parabéns! O principal preceito norteador da nova Lei de Falências é o da “preservação da empresa”, objetivo que o legislador visou alcançar por meio da recuperação judicial e extrajudicial de empresas.
2 - O prazo para extinção das obrigações do falido condenado por crime falimentar é de:
RESPOSTA CORRETA: dez anos, contados do trânsito em julgado da sentença de encerramento da falência.
COMENTÁRIO: Parabéns! O prazo de extinção das obrigações do falido varia entre cinco, se não houver condenação por crime falimentar, e dez anos, se tiver havido condenação por crime falimentar. O prazo sempre é contado do trânsito em julgado da sentença de encerramento da falência.
3 - O descumprimento de qualquer obrigação assumida no plano de recuperação judicial acarretará:
RESPOSTA CORRETA: a decretação da falência do devedor.
COMENTÁRIO: Parabéns! Nos termos do artigo 73, inciso IV da Lei 11.105/2005, o descumprimento de qualquer obrigação assumida no plano de recuperação judicial acarretará a decretação da falência do devedor.
4 - A Lei 9.276/96 regula os direitos e obrigações relativos à propriedade industrial, compreendendo a proteção:
RESPOSTA CORRETA: das marcas e patentes.
COMENTÁRIO: Parabéns! A Lei 9.276/96 protege quatro bens imateriais, quais sejam: a patente de invenção, a patente de modelo de utilidade, o registro do desenho industrial e a marca.
5 - O ato inventivo, em nova forma ou disposição, que resulte em melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricação, denomina-se:
RESPOSTA CORRETA: patente de modelo de utilidade.
COMENTÁRIO: Parabéns! Nos termos do artigo 8º da Lei 9.276/96, o ato inventivo, em nova forma ou disposição, que resulte em melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricação, denomina-se patente de modelo de utilidade.
6 - Não constitui requisito para registro de marcas:
RESPOSTA CORRETA: a novidade absoluta.
COMENTÁRIO: Parabéns! Não é exigido que a marca seja uma novidade absoluta para ser registrada. Basta que seja uma novidade relativa, isto é, o que deve ser nova é a utilização daquele sinal para a identificação do produto ou serviço.
Direito empresarial e tributário - Aula tema 6
1 - É correto afirmar ser o tributo uma prestação:
RESPOSTA CORRETA: instituída em lei.
COMENTÁRIO: Parabéns! “Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada” (CTN, art. 3º).
2 - O imposto é um tributo:
RESPOSTA CORRETA: de natureza não vinculada.
COMENTÁRIO: Parabéns! O imposto é um tributo de natureza não vinculada, pois não depende de uma atividade estatal relativa ao contribuinte. Além disso, por expressa previsão constitucional, não admite a destinação específica do produto de sua arrecadação.
3 - Assinale a alternativa que contém apenas fatos geradores de impostos federais:
RESPOSTA CORRETA: importação e exportação.
COMENTÁRIO: Parabéns! Os impostos de competência federal incidem sobre importação, exportação, renda e proventos de qualquer natureza, produtos industrializados, operações financeiras, propriedade territorial rural e grandes fortunas (CF, art. 153).
4 - O tributo que envolve uma prestação específica do estado em relação ao contribuinte, cobrado em razão da prestação de serviço ou exercício regular do poder de polícia, denomina-se:
RESPOSTA CORRETA: taxa
COMENTÁRIO: Parabéns! A taxa é tributo cuja obrigação tem por fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição (CTN, art. 77 e CF, art. 145, II).
5 - A contribuição de melhoria é:
RESPOSTA CORRETA: cobrada em razão do binômio obra pública–valorização imobiliária.
COMENTÁRIO: Parabéns! É competência concorrente dos entes federativos instituir contribuições de melhoria decorrentes da valorização de obras públicas (CF, art. 145, III), cobrando o referido tributo para fazer frente ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, com limite total nas despesas realizadas e individual no acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado (CTN, art. 81).
6 - Assinale a alternativa que não constitui um regime de apuração do imposto de renda das pessoas jurídicas:
RESPOSTA CORRETA: Lucro Estimado.
COMENTÁRIO: Parabéns! A apuração do imposto de renda da pessoa jurídica é feito de acordo com o montante do lucro real, arbitrado ou presumido.
Direito empresarial e tributário - Aula tema 7
1 - A competência tributária nunca poderá ser:
RESPOSTA CORRETA: delegada
COMENTÁRIO: Parabéns! A competência tributária atribuída aos entes federativos é plena para legislar sobre tributos. Pode ser privativa ou concorrente, mas nunca poderá ser delegada, não podendo ser transferida de um ente federativo para outro.
2 - A cobrança de um tributo com base em lei revogada e fundamento em fato gerador ocorrido depois da revogação constitui:
RESPOSTA CORRETA:
...