Construção De Software - SWEBOK
Trabalho Universitário: Construção De Software - SWEBOK. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maludecks • 23/9/2014 • 1.452 Palavras (6 Páginas) • 696 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
1. FUNDAMENTOS DA CONSTRUÇÃO DE SOFTWARE 2
1.1 MINIMIZAÇÃO DA COMPLEXIDADE 2
1.2 ANTECIPAÇÃO DA MUDANÇA 2
1.3 CONSTRUÇÃO PARA VERIFICAÇÃO 2
1.4 REUTILIZAÇÃO 3
1.5 PADRÕES DE CONSTRUÇÃO 3
2. GESTÃO DA CONSTRUÇÃO 4
2.1 CONSTRUÇÃO DE MODELOS DE CICLOS DE VIDA 4
2.2 PLANEJAMENTO DA CONSTRUÇÃO 4
2.3 MEDIÇÃO DA CONSTRUÇÃO 4
3. CONSIDERAÇÕES PRÁTICAS 6
3.1 DESIGN DE CONSTRUÇÃO 6
3.2 LINGUAGENS DE CONSTRUÇÃO 6
3.3 PROGRAMAÇÃO (OU CODIFICAÇÃO) 7
3.4 CONSTRUÇÃO DE TESTES 8
3.5 CONSTRUÇÃO PARA REUTILIZAÇÃO 8
3.6 CONSTRUÇÃO COM REUTILIZAÇÃO 8
3.7 QUALIDADE DA CONSTRUÇÃO 8
3.8 INTEGRAÇÃO 9
INTRODUÇÃO
Construção de software se refere ao detalhamento da construção do software através da combinação de código, verificação, testes unitários, testes de integração e tratamento de erros. A Construção de software está diretamente ligada ao Design de Software e Teste de Software.
O produto da Construção de Software será uma gama de possibilidades de itens de configuração que precisam ser geridos no projeto do software.
Relaciona-se a Construção de Software aos Fundamentos da Computação, devido á necessidade de conhecimento em técnicas de programação e algoritmos.
1. FUNDAMENTOS DA CONSTRUÇÃO DE SOFTWARE
Baseia-se principalmente em minimização da complexidade, antecipação da mudança, construção para verificação, reutilização e padrões de construção.
1.1 MINIMIZAÇÃO DA COMPLEXIDADE
A necessidade da redução da complexidade é vista como essencial em todos os aspectos da construção de software e particularmente importante também nos testes de construção de teste.
1.2 ANTECIPAÇÃO DA MUDANÇA
Todos os softwares estão sujeitos a mudança desde seu início, e a antecipação da mudança leva á vários outros aspectos da construção de software. As mudanças se referem não só as mudanças de software em si, mas também as mudanças do ambiente em que o software opera, já que esta pode alterar diversos pontos do funcionamento do um software.
A importância da antecipação da mudança se dá no momento da construção do software devido ao fato de este ajuda na construção de um software extensível.
1.3 CONSTRUÇÃO PARA VERIFICAÇÃO
Significa a construção do software de tal maneira que a falhas podem ser prontamente encontradas, seja pelos engenheiros em meio ao desenvolvimento, seja pelos responsáveis pelo teste do software, ou até mesmo pelos usuários durante utilização. As melhores técnicas para construção para verificação são baseadas em padrões de projeto que apoiam a revisão de código e testes unitários e organização do código em suporte a testes automatizados.
1.4 REUTILIZAÇÃO
Refere-se á utilização de soluções já existentes para a resolução de diferentes problemas. As solução ou ativos citados, são geralmente bibliotecas ou módulos, componentes, código fonte e etc. O objetivo deste é a de que qualquer parte desenvolvida hoje, possa ser reutilizada de maneira eficiente no futuro.
1.5 PADRÕES DE CONSTRUÇÃO
Os padrões de construção estão diretamente ligados á eficiência, qualidade e custos ao final do projeto e também no nível de segurança do software.
Os padrões de construção podem ser externos ou internos, sendo os externos dependentes do uso de linguagens de programação, ferramentas, técnicas e interação. Ou seja, padrões de diversas fontes externas. Os padrões internos podem ser criados baseados na organizacional, no nível corporativo ou para uso em projetos específicos.
2. GESTÃO DA CONSTRUÇÃO
2.1 CONSTRUÇÃO DE MODELOS DE CICLOS DE VIDA
A construção do software é vista em diversos destes modelos. Alguns são lineares, estes tratam a construção como atividade que ocorre após os pré-requisitos do software serem determinados e completados. Outros são iterativos, estes visam o desenvolvimento ágil e prototipação evolutiva, onde o software é entregue em etapas. A construção dependerá no nível do modelo de ciclo de vida utilizado. Em geral a construção de software em todos se baseia mais em programação e correção de erros.
2.2 PLANEJAMENTO DA CONSTRUÇÃO
O planejamento da construção define a ordem em que os componentes serão criados e integrados. A escolha do método de construção é a chave ao que diz respeito a atividade de planejamento do software. A abordagem da construção afeta a habilidade de redução de complexidade, antecipação de mudança e verificação da equipe do projeto. Estes aspectos serão tratados nas demais fases do projeto, mas são influenciadas já na fase de construção do software.
2.3 MEDIÇÃO DA CONSTRUÇÃO
As atividades da construção de software podem e devem ser medidas, inclusive o desenvolvimento, modificação, reutilização, complexidade do código, bem como os erros corrigidos, o esforço gasto e o cronograma. As medidas são uteis para vários propósitos incluindo a gestão da construção e o melhoramento do processo de construção em si.
3. CONSIDERAÇÕES
...