Construção de Algoritmos
Tese: Construção de Algoritmos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: luilui • 15/9/2013 • Tese • 2.631 Palavras (11 Páginas) • 363 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS
SUPERVISIONADAS
CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
2ª Série
Construção de Algoritmos
A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico
de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas
programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:
Favorecer a aprendizagem.
Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e
eficaz.
Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.
Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.
Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.
Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes
Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.
Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas
práticos relativos à profissão.
Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação
intelectual.
Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a
serem percorridos ao longo do bimestre para a sua solução.
A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira as
competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional.
Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida
profissional.
AUTORIA
Jeanne Dobgenski
Anhanguera Educacional
CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – 2ª Série - Construção de Algoritmos
Jeanne Dobgenski
Pág. 2 de 10
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências
e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir.
Identificar, analisar, documentar e solucionar problemas e necessidades passíveis de
solução via computação.
Desenvolver pesquisa científica e tecnológica.
Saber conciliar teoria e prática.
Produção Acadêmica
Relatórios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas 1 a 4.
· Relatório 1: Solução para o Problema 1.
· Relatório 2: Solução para o Problema 2.
· Relatório 3: Solução para o Problema 3.
· Relatório 4: Solução para o Problema 4.
Relatório final em arquivo .doc para postagem e avaliação.
Participação
Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte,
pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão:
· organizar-se, previamente, em equipes de quatro a oito participantes;
· entregar seus nomes, RAs e e-mails ao tutor presencial da disciplina e
· observar, no decorrer das etapas, as indicações: Individual e Equipe.
Padronização
O material a ser produzido neste desafio deve ser estruturado de acordo com as
normas da ABNT1, com o seguinte padrão:
· em páginas de formato A4;
· com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;
· fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;
· espaçamento de 1,5 entre linhas;
· se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com
um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;
· com capa, contendo:
· logo da Anhanguera Educacional – Uniderp;
· nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;
· nome e RA de cada participante;
· título da atividade;
· nome do tutor a distância da disciplina;
· cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.
1 Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em:
<http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.
CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – 2ª Série - Construção de Algoritmos
Jeanne Dobgenski
Pág. 3 de 10
DESAFIO
A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) promove desde 1996, anualmente, a
Maratona de Programação. Seu surgimento derivou das competições regionais
classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação do ACM (Association
for Computing Machinery), o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da
regional brasileira do concurso. A competição promove nos alunos da área da Computação a
criatividade, a capacidade
...